Return to search

Desenvolvimento de sistemas para medição de frequência rotacional em compressores herméticos

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Metrologia Científica e Industrial. / Made available in DSpace on 2012-10-24T05:54:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1
258290.pdf: 1249033 bytes, checksum: 435d0398e9c8583f051f4129fc5de353 (MD5) / Dentre as diversas grandezas importantes para caracterização operacional de compressores de refrigeração, freqüência rotacional possui destaque em diferentes ensaios de compressores. Atualmente, para compressores herméticos, é usual instrumentar-se internamente o compressor para a realização da medição de freqüência rotacional, o que demanda tempo e custos indesejáveis.
O presente trabalho objetiva propor, desenvolver e avaliar soluções para viabilizar a medição indireta e não-invasiva da freqüência rotacional para uso em bancadas automatizadas de ensaios de compressores. Ressalta-se que não existe no mercado um instrumento adequado para a realização da medição de tal grandeza, o que fornece ao sistema desenvolvido o caráter de inovação tecnológica.
Duas frentes de trabalho realizadas para se obter os métodos de medição propostos são descritas e analisadas: seleção das grandezas que compõem a função de medição e seleção das ferramentas matemáticas mais adequadas para tratamento da informação. Os métodos escolhidos foram implementados e analisados experimentalmente contra um compressor padrão instrumentado internamente.
Dentre as diversas formas estudadas, a análise do sinal de pressão de descarga e do sinal de corrente de alimentação do compressor, tanto pela identificação da freqüência de escorregamento, quanto pela detecção de componentes de excentricidade, apresentaram excelentes resultados.
Além de permitir a medição empregando informações de grandezas já normalmente medidas em ensaios - corrente e pressão - os métodos propostos suplantaram muito as exigências estabelecidas por normas técnicas para medição de freqüência rotacional em ensaios de compressores. Obteve-se um sistema de medição de freqüência rotacional versátil, rápido e de baixa incerteza.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92114
Date January 2008
CreatorsDemay, Miguel Burg
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Flesch, Carlos Alberto
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format131 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0028 seconds