Return to search

A antropologia como itinerário para a felicidade no De consolatione philosophiae de Boécio

Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Florianópolis, 2009 / Made available in DSpace on 2012-10-24T15:02:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1
275116.pdf: 1041553 bytes, checksum: 8368eb4249ea1b2d53601336f1084960 (MD5) / Esta tese objetiva demonstrar o itinerário percorrido por Boécio no De Consolatione Philosophiae rumo à consolação e à vida feliz. Defendemos que, na referida obra, a antropologia se apresenta como conditio sine qua non para os fundamentos da ética, para a possibilidade da vida feliz.
Analisa-se a definição antropológica e a definição de felicidade estabelecida por Boécio, bem como a relação do homem com os bens da fortuna. O modo como o homem pode conduzir-se à vida feliz, tendo como base os pressupostos antropológicos para se alcançar essa felicidade.
Investiga-se, também, a definição boeciana no que se refere ao problema do mal, fazendo um breve paralelo com o referido problema na teoria de Santo Agostinho.
Por fim, relacionamos o pensamento de Boécio com o estoicismo romano de Sêneca, visando demonstrar a influência estóica no pensamento do sábio romano.
Esta tese, no entanto, não tem a pretensão de comparar Boécio com Agostinho ou Sêneca, muito menos expor e/ou exaurir as diversas influências encontradas no De Consolatione Philosophiae. Visa-se, sim, analisar a obra por si mesma, demonstrando que a antropologia no De Consolatione Philosophiae é o alicerce do consolo buscado por Boécio, pois, sem o reconhecimento da própria natureza e a ação conforme a mesma, não se consegue retornar à verdadeira pátria, muito menos encontrar a felicidade.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/93000
Date24 October 2012
CreatorsCoelho, Cleber Duarte
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Lupi, João Eduardo Pinto Bastos
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds