Return to search

Movimento de fluxo em supercondutores

Orientador: Daltro Garcia Pinatti / Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Fisica Gleb Wataghin / Made available in DSpace on 2018-07-26T15:30:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1
Boboshko_Natalia_M.pdf: 1160970 bytes, checksum: af6aa1171c3462441a1f701a1e628460 (MD5)
Previous issue date: 1973 / Resumo: Construiu-se um aparelho que possibilitou o estudo da dissipação de energia em supercondutores devido ao movimento de fluxo magnético.
Com o aparelho construido, estudou-se a dissipação de energia em filmes supercondutores de Sn; em função do campo magnético e em função da temperatura.
Para o caso de campos magnéticos locais, os resultados experimentais mostraram que a dissipação ocorria diferentemente em várias regiões de velocidades, campos magnéticos temperaturas.
Verificou-se urna concordância dos resultados experimentais com os cálculos de outros trabalhos (1) , (2) para uma determinada região de velocidades e campos magnéticos e para temperaturas abaixo de T ~ 0,7t.
Verificou-se também, a diferença de comportamento quando o filme supercondutor movimentou-se através do campo magnético saindo e não saindo do mesmo.
Em alguns casos, notou-se em vez de dissipação de energia, um aumento de energia, o que é explicado pela retenção de fluxo magnético pelo filme.
Observou-se também, dissipação de energia, quando o filme movimentou-se em campo magnético homogêneo. Esta dissipação ocorre em campos magnéticos pequenos (H ~ 10-2Hc), e numa região estreita de campo / Abstract: Not informed. / Mestrado / Física / Mestre em Física

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.unicamp.br:REPOSIP/277598
Date15 July 1973
CreatorsBoboshko, Natalia
ContributorsUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, Pinatti, Daltro Garcia, 1940-
Publisher[s.n.], Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin, Programa de Pós-Graduação em Física
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format47f. : il., application/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da Unicamp, instname:Universidade Estadual de Campinas, instacron:UNICAMP
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds