Return to search

Dissipação de energia devida ao movimento de fluxo magnético em supercondutores

Orientador: Daltro Garcia Pinatti / Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Fisica Gleb Wataghin / Made available in DSpace on 2018-07-14T19:08:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1
Boboshko_Natalia_D.pdf: 2554895 bytes, checksum: 32aa9d3d568ba68db9e2ec09a7c6afc5 (MD5)
Previous issue date: 1976 / Resumo: Analisando-se os resultados experimentais existentes sôbre a dissipação de energia em supercondutores, tentou-se uma escolha de condições experimentais de forma a permitir a separação de alguns fenômenos dissipativos.
A partir desta análise, estudou-se a dissipação de energia em filmes supercondutores devida ao movimento de fluxo magnético por meio de um pêndulo de torção.
A análise dos dados experimentais obtidos permitiu encontrar uma região na curva da dissipação, onde a dissipação devida ao "aprisionamento" pode ser desprezada em relação a outros fenômenos dissipativos, o que indicou a possibilidade de separação destes fenômenos. A separação do efeito devido ao "aprisionamento" permitiu encontrar uma nova expressão empírica da dissipação, para as amostras estudadas, em função de alguns parâmetros (velocidade dos vórtices, campo magnético aplicado e temperatura), e concluir o seguinte: a dissipação de energia em supercondutores tanto "ideais" como "reais" é regida por diversos fenômenos, sendo que o fenômeno, explicado pelas teorias do tipo de Bardeen e Stephen 7, não parece ser o fenômeno predominante nos supercondutores do tipo I, e dependendo da temperatura, pode se tornar desprezível em relação a outros fenômenos.
Os resultados experimentais permitiram formular uma explicação fenomenológica do novo efeito dissipativo.
Verificou-se que a expressão empírica por nós obtida concorda com os resultados experimentais de R.D.Smith21, e é mais satisfatória na explicação dos resultados da experiência de Kim et al. 6 do que as expressões até agora usadas. Verificou-se também, que os resultados experimentais de Fogel' 30 podem ser explicados se considerarmos que a energia dissipada é soma do efeito Bardeen-Stephen mais o efeito encontrado neste trabalho.
Estudou-se a influência do envelhecimento da amostra na dissipação de energia. Os resultados experimentais obtidos, além de concordarem com a nossa explicação fenomenológica do efeito dissipativo, levaram-nos a definir um coeficiente a que caracteriza as propriedades dissipativas de cada amostra.
Encontrou-se experimentalmente dissipação de energia em filmes supercondutores de estanho em movimento em campo magnético homogêneo; os dados experimentais obtidos trouxeram argumentos a favor da nossa explicação fenomenológica da dissipação e permitiram formular um modêlo de formação de lamelas em supercondutores do tipo I / Abstract: Not informed. / Doutorado / Física / Doutor em Ciências

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.unicamp.br:REPOSIP/277640
Date15 July 1976
CreatorsBoboshko, Natalia
ContributorsUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, Pinatti, Daltro Garcia, 1940-
Publisher[s.n.], Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin, Programa de Pós-Graduação em Física
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Format151 f. : il., application/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da Unicamp, instname:Universidade Estadual de Campinas, instacron:UNICAMP
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds