Return to search

Desenvolvimento do processo de confecção de redes de difração holográficas

Orientador: Lucila Cescato / Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Fisica Gleb Wataghin / Made available in DSpace on 2018-07-20T03:25:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1
Costa_IvanFerreirada_M.pdf: 3430139 bytes, checksum: 4743f7219a1dfdca22e34b3ff3e61225 (MD5)
Previous issue date: 1992 / Resumo: Neste texto é feita, pela primeira vez em nosso laboratório, uma síntese de todo o processo tecnológico que envolve a confecção de redes de difração holográficas, descrevendo a preparação do substrato, a montagem holográfica, a exposição, o sistema de estabilização, a revelação, a metalização e finalmente a caracterização.
Esta síntese mostra o que se faz, e de que forma, na confecção de redes de difração sobre fotorresina em nosso laboratório.
Foi desenvolvido um processo completo de confecção de redes de difração que permite obter redes de difração holográficas que satisfazem largamente as necessidades do mercado nacional.
Com esta finalidade foi desenvolvida uma montagem holográfica versátil onde podem ser confeccionadas redes com ampla variedade de freqüências espaciais (400 a 3500 linhas/mm) e com grande abertura, possibilitando a fabricação de redes homogêneas em áreas de até 100 mm de diâmetro.
À esta montagem foi adicionado um sistema eletrônico, que permite fixar o padrão de interferência à rede que esta sendo gravada durante o registro.
O monitoramento da gravação é feito em tempo real através da medida ao sinal de difração, onde um sistema de aquisição de dados via placa GPIB controla a coleta de dados.
Foi feita uma análise dos resultados exatos da teoria de difração de redes de difração e uma comparação dos resultados teóricos com os resultados experimentais obtidos.
Analisou-se a influência dos ruídos, produzidos na gravação das redes, sobre a resolução e o nível de luz espúria na difração.
Houve desenvolvimento de todas as etapas do processo de confecção de redes de difração, destacando-se os resultados obtidos nos processos de revelação, metalização e a automação da medidas da eficiência da redes produzidas.
Com o objetivo de caracterizar e otimizar as redes para espectroscopia foi feito um estudo da eficiência, do ruído e de resolução das redes de difração.
O espectro de difração das redes é fortemente dependente do perfil aos sulcos gravados. Para se obter melhor controle sobre as estruturas gravadas, estudou-se finalmente a influência dos diversos parâmetros do processo tais como a isotropia e não linearidade do revelador, ondas estacionárias, absorção do filme, etc., sobre o perfil das redes gravadas / Abstract: Not informed. / Mestrado / Física / Mestre em Física

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.unicamp.br:REPOSIP/278202
Date18 April 1995
CreatorsCosta, Ivan Ferreira da
ContributorsUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS, Cescato, Lucila Helena Deliesposte, 1957-
Publisher[s.n.], Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin, Programa de Pós-Graduação em Física
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format71f. : il., application/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da Unicamp, instname:Universidade Estadual de Campinas, instacron:UNICAMP
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds