Return to search

A trajet?ria de aprendizagem no ensino superior : percep??es de acad?micos

Made available in DSpace on 2015-04-14T14:22:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1
408572.pdf: 1250524 bytes, checksum: 9d9d35947f6de6f41854b6d870d10a69 (MD5)
Previous issue date: 2005-02-28 / O objetivo desta investiga??o foi o de compreender como os acad?micos percebem os processos cognitivos que ocorrem quando s?o envolvidos em experi?ncias de aprendizagem, e que outras dimens?es est?o presentes nesses processos. Ouvir os envolvidos diretamente em experi?ncias de aprendizagem para saber que dimens?es eles acreditam estar presentes neste processo foi, sem d?vida, o elemento fundamental nesta investiga??o. Afirma-se ser de grande relev?ncia saber como os acad?micos pensam que a aprendizagem ocorre, j? que s?o eles que realizam esse processo. Considerando o problema e os objetivos do estudo, optou-se por desenvolver uma investiga??o de cunho qualitativo-interpretativo. Sem d?vida, compreender o processo de aprendizagem na ?tica e nas viv?ncias dos acad?micos, tendo em vista as suas constru??es, possibilita novas reflex?es educacionais. Esses processos envolvem componentes biopsicossociais, o complexo de intera??es com o meio ambiente no contexto hist?rico. Os participantes do estudo foram 12 acad?micos de Institui??es de Ensino Superior do Rio Grande do Sul, pertencentes aos cursos: Direito, Medicina, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, F?sica, Biologia, Qu?mica, Pedagogia, Farm?cia, Enfermagem. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados uma entrevista semi-estruturada que foi estudada atrav?s da an?lise de conte?do. Os resultados apontaram para as seguintes categorias: os processos cognitivos evidenciados, as etapas em que ocorrem esses processos, as experi?ncias 10 acad?micas relevantes e as condi??es necess?rias para que os processos possam gerar aprendizagem. Os processos cognitivos s?o eventos mentais que formam redes de intera??es intersubjetivas, internalizadas e externalizadas, ? medida que se instaura um processo desencadeador via est?mulo emocionalmente competente(EEC). As percep??es vieram ao encontro do que prop?e a literatura consultada, de que diferentes n?veis de hierarquia sensorial e de diferentes sentidos podem modificar os mapas cognitivos ao longo da vida. Para tanto, ? de extrema import?ncia que o professor promova experi?ncias de aprendizagem motivadoras, eliciando a rede processual que interage e ativa zonas de desenvolvimento proximal. Isso revela a necessidade de que o professor planeje melhor as atividades de aprendizagem, levando em considera??o o desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas, a rela??o com o meio e a constru??o individual.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:tede2.pucrs.br:tede/3576
Date28 February 2005
CreatorsMattos, Airton Pozo de
ContributorsEngers, Maria Em?lia Amaral
PublisherPontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, Programa de P?s-Gradua??o em Educa??o, PUCRS, BR, Faculdade de Educa?
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_RS, instname:Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, instacron:PUC_RS
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess
Relation-8451285793228477937, 500, 600, 7024413195758546274

Page generated in 0.0026 seconds