Return to search

Corpografias em DanÃa ContemporÃnea

Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico / CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior / Esse trabalho de pesquisa tem por objetivo problematizar as relaÃÃes entre a danÃa contemporÃnea e suas corporeidades. Tendo em vista que na danÃa contemporÃnea o corpo ocupa um lugar central, notadamente na criaÃÃo em danÃa, nÃo sendo nem objeto, nem determinado por um sujeito, mas tornando-se ele mesmo âsujeito de sua danÃaâ, busca-se tomar a noÃÃo de âcorpo-danÃante contemporÃneoâ em diversas dimensÃes conceituais. Daà corpografias, como mapas de intensidades, cujos lugares trabalhados pela danÃa contemporÃnea se definem como uma tentativa de mostrar outros corpos do corpo.
Nesse sentido, a primeira parte do trabalho engendra-se numa base teÃrica para refletir o corpo na danÃa contemporÃnea a partir do conceito de âagenciamentoâ. A questÃo serà assim direcionada a buscar o lugar particular que ocupa o corpo-danÃante no agenciamento contemporÃneo. Diferentes razÃes tomarÃo o tempo de examinar o corpo-danÃante como centro do ato criativo na danÃa contemporÃnea. Mais largamente, trata-se de mostrar como pela danÃa, o corpo pode atingir um estado criativo. A segunda parte, portanto, tem como intuito pensar o corpo-contemporÃneo como seu territÃrio de criaÃÃo, como prÃtica do corpo.
Na terceira parte, busca-se mostrar como esse corpo-danÃante, pelos seus movimentos e qualidades de corpos, perturba a idÃia de corpo conhecida habitualmente atravÃs das noÃÃes de espaÃo e de tempo. Esse corpo que recusa a organizaÃÃo no organismo, se afirmando como vibraÃÃo, Ã analisado enfim na Ãltima parte. AÃ, Self-Unfinished, trabalho coreogrÃfico de Xavier Le Roy, conduz a uma inversÃo da imagem do corpo orgÃnico: perversÃo da fisionomia, do lugar das coisas, da funÃÃo dos ÃrgÃos, do excesso e do defeito das partes. Trata-se de corpografias traÃadas como o contrÃrio da aÃÃo, o aspecto ignorado do espaÃo, o reverso de nossas esperas, o oposto do que deve ser visto. Uma obra coreogrÃfica que desestabiliza a geografia corporal, agitando as lÃgicas espaciais e Ãpticas, bem como constituindo um pÃblico que se confronta com uma realidade conflituosa, nele se fazendo corpografias em deslocaÃÃes.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:3523
Date28 May 2010
CreatorsRosa Cristina Primo Gadelha
ContributorsDaniel Soares Lins, Sylvia Beatriz Bezerra Furtado, Fernando Ribeiro de Moraes Barros, Eclair Antonio Almeida Filho, Ada Beatriz Gallicchio Kroef
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0029 seconds