Return to search

AvaliaÃÃo da eficÃcia terapÃutica do fluconazol na leishmaniose tegumentar humana. / Evaluation of therapeutic efficacy of fluconazole in human cutaneous leishmaniasis.

nÃo hà / A leishmaniose à um grupo de doenÃas com um extenso espectro, cosmopolita, porÃm com ampla e significativa incidÃncia na zona tropical. A leishmaniose apresenta-se sob duas formas, uma visceral envolvendo estruturas do sistema hemolinfopoiÃtico; outra com envolvimento cutÃneo e/ou mucoso, amiÃde, sem visceralizaÃÃo. Esta Ãltima, conhecida como leishmaniose tegumentar (LT), alvo deste estudo, tem como um dos grandes problemas o tratamento, realizado mediante formulaÃÃes injetÃveis com risco de complicaÃÃes no local da aplicaÃÃo e o risco de danos Ãs funÃÃes hepÃtica e renal, alÃm de alteraÃÃes cardÃacas. VÃrios ensaios mostram resultados satisfatÃrios utilizando o FluconazolÂ. Visando a consolidar os resultados descritos na literatura, este estudo procurou demonstrar a eficÃcia terapÃutica do Fluconazol em altas doses no tratamento da LT, em pacientes de uma Ãrea endÃmica no Sul do Estado do CearÃ, Brasil, MunicÃpio de Barbalha. Realizou-se um estudo prospectivo, randomizado, com dois grupos de pacientes. Sessenta do Grupo I fizeram uso de 300mg ou 450mg de Fluconazol durante seis semanas. Sessenta do Grupo II fizeram uso de Glucantime com 20mg/kg/dia, durante 20 dias consecutivos. O diagnÃstico de LT foi realizado com Imprint, cultura, biopsia com histopatolÃgico corado pelo Giemsa e Imuno-histoquÃmica, e a IntradermorreaÃÃo de Montenegro. Todos os pacientes foram avaliados clinicamente e acompanhados durante atà 90 dias. As variÃveis contÃnuas foram avaliadas pelo Test t de Student; para a correlaÃÃo de variÃveis, utilizou-se o Coeficiente de CorrelaÃÃo de Pearson (r). O tempo de cura de cada grupo teve sua avaliaÃÃo realizada pelo mÃtodo de Kaplan-Meier. Em todos os testes de hipÃtese o &#945; foi considerado significante quando menor do que 5% (p < 0,05). A eficÃcia terapÃutica (ET) foi calculada com base na reduÃÃo do risco relativo. A populaÃÃo estudada era predominantemente constituÃda de indivÃduos com faixa etÃria entre 30 e 40 anos de idade, cor de pele parda, rurÃcolas agricultores, com discreta prevalÃncia do sexo feminino. Os resultados mostraram uma eficÃcia terapÃutica de 38,7%. A cura teve relaÃÃo com o tamanho da lesÃo, dados estatatiscamente representativos p< 0,0001. LesÃes com tamanho inferior a 30 mm (isolada ou somatÃrio de vÃrias lesÃes), responderam prontamente ao FluconazolÂ.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:5674
Date16 March 2012
CreatorsClÃudio Gleidiston Lima da Silva
ContributorsManoel Odorico de Moraes Filho, Glauce Socorro de Barros Viana, AnastÃcio de Queiroz Sousa, Antonio Wilson Vasconcelos, Sally de FranÃa Lacerda Pinheiro
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Farmacologia, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds