Return to search

PercepÃÃes e TrajetÃrias Docentes: mobilidade no contexto da interiorizaÃÃo e expansÃo do ensino superior pÃblico no Estado do CearÃ.

CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior / A expansÃo e interiorizaÃÃo do ensino superior, no contexto brasileiro contemporÃneo, possibilitaram a inserÃÃo de novos questionamentos acerca da polÃtica educacional, estrutura e funcionamento, inclusÃo e profissionalizaÃÃo, dentre tantos outros temas passÃveis da investigaÃÃo sociolÃgica. Tomando-os como pano de fundo, entendemos que a expansÃo pÃblica e espacializada desse nÃvel de ensino para cidades distantes dos grandes centros urbanos, deve ser pautada tambÃm pela investigaÃÃo e compreensÃo dos docentes inseridos nesse contexto. Assim, com o intuito de dar continuidade Ãs pesquisas que buscam compreender a dinÃmica do ensino superior brasileiro pelo viÃs da interiorizaÃÃo, esta pesquisa analisa o trabalho docente a partir das trajetÃrias narradas pelos prÃprios professores universitÃrios que vivenciam suas prÃticas acadÃmicas cotidianas e mantÃm vÃnculos institucionais nas universidades pÃblicas do interior do CearÃ. Estabelecemos, deste modo, um debate acerca das representaÃÃes identitÃrias que circundam a noÃÃo do trabalho docente e envolvem um conjunto de variÃveis que se relacionam ao conceito de identidade, tais como âreconhecimento socialâ, âresistÃnciaâ, âalteridadeâ, âcampo simbÃlicoâ, âjogo de interessesâ, âpertencimentoâ e âaÃÃo socialâ, expressos tanto conceitualmente quanto nos relatos dos professores investigados. Partimos da premissa que, ao pensarmos sobre a natureza do trabalho docente, nÃo podemos incorrer no erro de generalizar esta atividade desconsiderando o nÃvel de ensino, a natureza da instituiÃÃo educacional, os vÃnculos empregatÃcios e as condiÃÃes de trabalho nem, tÃo pouco, poderemos desprezar o aspecto territorial, ou seja, o lugar onde o(a) professor(a) realiza suas atividades, os vÃnculos que mantÃm com estes espaÃos, suas estratÃgias de sociabilidade, reconhecimento e pertencimento ou nÃo nestas cidades. Ao estudar a interiorizaÃÃo do ensino superior a partir dos professores efetivos que trabalham nessas instituiÃÃes, podemos verificar alÃm dos problemas e percalÃos deste processo que, para os docentes, o lugar importa, que a mobilidade entre territÃrios produz impactos variados, que à importante compreender a relaÃÃo cidade/universidade e que a partir de uma leitura territorial à possÃvel compreender o fenÃmeno da expansÃo e interiorizaÃÃo do ensino superior no Brasil e no CearÃ.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:7452
Date10 May 2013
CreatorsCarlos Henrique Lopes Pinheiro
ContributorsAntonio Cristian Saraiva Paiva, AndrÃa Borges LeÃo, Josà Edvar Costa de AraÃjo, Carlos Benedito Martins, Clarissa Eckert Baeta Neves
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Sociologia, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0017 seconds