Return to search

AvaliaÃÃo do perfil oxidativo e da genotoxicidade em pacientes submetidos a transplante de cÃlulas tronco hematopoÃticas autÃlogo / EVALUATION OF OXIDATIVE PROFILE AND GENOTOXICITY IN PATIENTS UNDERGOING AUTOLOGOUS HEMATOPOIETIC STEM CELL TRANSPLANTATION.

O Transplante de CÃlulas Tronco HematopoÃticas (TCTH) autÃlogo à um mÃtodo terapÃutico no qual as cÃlulas progenitoras sÃo coletadas do prÃprio indivÃduo a partir do sangue perifÃrico para restabelecer sua funÃÃo medular. O estudo à do tipo longitudinal prospectivo com a finalidade de investigar o perfil oxidativo e a genotoxicidade em pacientes adultos submetidos a TCTH autÃlogo, portadores de Mieloma mÃltiplo, Linfoma de Hodgkin e nÃo Hodgkin e em indivÃduos considerados saudÃveis, no perÃodo de janeiro de 2013 a dezembro de 2013. Foram coletadas amostras de sangue heparinizado e com EDTA de 37 pacientes, antes do Regime de Condicionamento (RC), 24 horas apÃs o RC (D -1), 1 dia (D +1), 10 dias (D +10) e 20 (D +20) dias apÃs o TCTH e de 30 indivÃduos aparentemente saudÃveis. Foram analisados os parÃmetros de estresse oxidativo: MDA (malonaldeÃdo), Ãxido nÃtrico (NO), catalase (CAT), glutationa peroxidase (GPx) e superÃxido dismutase (SOD) e a genotoxicidade, dada pelo Ãndice de Dano (ID) ao DNA. As concentraÃÃes de MDA apresentaram-se significativamente elevadas em todos os grupos de pacientes em relaÃÃo ao grupo controle em todas as etapas do TCTH. Houve diferenÃa estatÃstica na concentraÃÃo de Ãxido nÃtrico entre pacientes e controles e entre os pacientes. A concentraÃÃo da enzima catalase apresentou-se significativamente diminuÃda no momento D -1 em relaÃÃo ao PrÃ-RC nos grupos de pacientes, sendo recuperada em D +20 nos pacientes com MM e LH, e em D +10 nos pacientes com LNH, em relaÃÃo a D -1. A concentraÃÃo da glutationa peroxidase nÃo diferiu significativamente nos grupos de pacientes em relaÃÃo ao grupo controle e nem entre os grupos de pacientes. A concentraÃÃo da SOD apresentou-se significativamente reduzida no PrÃ-RC em pacientes com MM em relaÃÃo ao grupo controle. Em D -1, houve reduÃÃo significativa para todos os pacientes. O Ãndice de dano ao DNA foi significativamente maior (p<0,05) no PrÃ- RC nos grupos de pacientes em relaÃÃo ao grupo controle. Em D -1 houve aumento significante em relaÃÃo a todos os outros momentos analisados e em relaÃÃo ao grupo controle. Os marcadores do estresse oxidativo e de genotoxicidade podem ser utilizados como biomarcadores precoces de toxicidade auxiliando no monitoramento da evoluÃÃo e no prognÃstico do paciente.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:8114
Date30 May 2014
CreatorsThayna Nogueira dos Santos
ContributorsRomÃlia Pinheiro GonÃalves Lemes, Expedito Rogildo Cordeiro Carlos, Maria da Silva Pitombeira, Manoel Ricardo Alves Martins
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Patologia, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds