Return to search

FormaÃÃo para a docÃncia universitÃria e a sua contribuiÃÃo para o desenvolvimento dos profissionais do magistÃrio superior.

O ensino superior colabora com a emancipaÃÃo e o desenvolvimento de uma sociedade, desde que esteja baseado na constante atualizaÃÃo dos seus conteÃdos didÃticos, tecnolÃgicos e humanos. Para que uma universidade possa desempenhar plenamente a sua funÃÃo de desenvolvimento do espÃrito cientifico, do pensamento reflexivo e de estÃmulo à criaÃÃo cultural à necessÃrio que os seus docentes estejam conscientes e preparados para os desafios do magistÃrio superior. Em atenÃÃo a isso, a Universidade Federal do CearÃ, a partir de 2009, instituiu a Comunidade de CooperaÃÃo e Aprendizagem Significativa (CASa) como o programa de formaÃÃo para a docÃncia universitÃria com a finalidade de colaborar com os seus professores recÃm-ingressos. ApÃs um ciclo (2009 a 2013) de aÃÃes da CASa, torna-se oportuno analisar se os seus docentes participantes consideraram relevantes as atividades propostas. Para compreender o programa de formaÃÃo oferecido pela UFC foi realizado um estudo de caso sobre o mesmo e aplicado um instrumento de pesquisa em uma amostra de professores cujo ingresso tenha sido entre 2009 e 2013 e cuja lotaÃÃo tenha sido em Fortaleza. AlÃm disso, um mÃtodo com seis etapas foi elaborado para analisar se os pressupostos da formaÃÃo docente tÃm contribuÃdo para o desenvolvimento profissional dos professores recÃm-ingressos, de acordo com a perspectiva dos mesmos. Apesar das dificuldades relacionadas ao volume de tarefas com a rotina docente e a falta de tempo dos professores, a sua maioria reconhece que as atividades do programa de formaÃÃo da UFC (CASa) contribuem para o seu desenvolvimento profissional por possibilitar a reflexÃo coletiva sobre os assuntos pertinentes Ãs diversas Ãreas do conhecimento. Desse modo, segundo os docentes participantes da pesquisa torna-se possÃvel amenizar os desafios da rotina profissional dos professores recÃm-ingressos à UFC.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:9194
Date09 March 2015
CreatorsAna Maria de Lima SimÃes
ContributorsMaxweel Veras Rodrigues, Wagner Bandeira Andriola, Gilmar Lopes Ribeiro
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em PolÃticas PÃblicas e GestÃo da EducaÃÃo Superior, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds