Return to search

RelaÃÃo entre prolapso de parede vaginal posterior, a presenÃa de disfunÃÃes defecatÃrias e sexuais e qualidade de vida: estudo caso-controle / RELATIONSHIP BETWEEN POSTERIOR VAGINAL WALL PROLAPSE, THE PRESENCE OF DEFECATORY AND SEXUAL DYSFUNCTION AND QUALITY OF LIFE: CASE-CONTROL STUDY.

CoordenaÃÃo de AperfeÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior / RELAÃÃO ENTRE PROLAPSO DE PAREDE VAGINAL POSTERIOR, A PRESENÃA DE DISFUNÃÃES DEFECATÃRIAS E SEXUAIS E QUALIDADE DE VIDA: ESTUDO CASO-CONTROLE. KATHIANE LUSTOSA AUGUSTO. DissertaÃÃo submetida à coordenaÃÃo do Programa de PÃs-graduaÃÃo Stricto Sensu do Departamento de Cirurgia da Universidade Federal do Cearà como requisito parcial para a obtenÃÃo do Grau de Mestre em CiÃncias MÃdico-cirÃrgicas. Maio 2015. Orientador: Prof. Dr. Leonardo Robson Pinheiro Sobreira Bezerra.

Prolapso de ÃrgÃos pÃlvicos, incontinÃncia urinÃria e fecal, disfunÃÃes defecatÃrias e sexuais sÃo um grupo de condiÃÃes clÃnicas conhecidas como distÃrbios do assoalho pÃlvico. O objetivo do estudo foi avaliar a relaÃÃo entre as medidas do prolapso de compartimento posterior atravÃs do sistema de quantificaÃÃo dos prolapsos de ÃrgÃos pÃlvicos (POP-Q) e a presenÃa de constipaÃÃo, sintomas de incontinÃncia fecal, qualidade de vida e de sexualidade, alÃm de outros dados da anamnese e exame fÃsico. Trata-se de estudo caso-controle realizado em ambulatÃrios de uroginecologia de hospitais terciÃrios de Fortaleza. Pacientes adultas que relataram sintomas de disfunÃÃes do assoalho pÃlvico foram elegÃveis. Todas foram avaliadas em relaÃÃo à gravidade das disfunÃÃes defecatÃrias usando o Sistema Wexner de escores de constipaÃÃo e incontinÃncia fecal. Elas tambÃm foram questionadas sobre a qualidade de vida (QV) e de sexualidade usando os questionÃrios SF-36 e PISQ-12, respectivamente. As 265 pacientes foram divididas em dois grupos de acordo com a medida do ponto Bp (prolapso de parede vaginal posterior - POP-Q): Grupo caso: Bp>0 e Grupo Controle: Bp≤0). Comparou-se os grupos em relaÃÃo à presenÃa de constipaÃÃo, à presenÃa de incontinÃncia fecal, à QV e de sexualidade e aos dados da anamnese e exame fÃsico. Os grupos foram semelhantes nas seguintes variÃveis: escore de Wexner de constipaÃÃo; escore de Wexner de incontinÃncia fecal, nÃmero de partos cesarianas e PISQ-12. NÃo houve correlaÃÃo da gravidade do prolapso posterior com a gravidade das queixas de constipaÃÃo pelo escore de Wexner. Na avaliaÃÃo da qualidade de vida pelo SF-36 foi encontrada diferenÃa estatisticamente significativa entre os grupos em somente um domÃnio, o da percepÃÃo geral de saÃde. A gravidade do prolapso de parede vaginal posterior parece nÃo aumentar as queixas de constipaÃÃo e nem de incontinÃncia fecal, mas parece piorar à qualidade de vida.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:9856
Date25 May 2015
CreatorsKathiane Lustosa Augusto
ContributorsLEONARDO ROBSON PINHEIRO SOBREIRA BEZERRA, Sthela Maria Murad Regadas, MAITA POLI DE ARAUJO
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Cirurgia, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds