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Características clínicas, epidemiológicas e fatores associados ao óbito de lactentes atendidos em uma unidade de emergência com ALTE "apparent life-threatening event" / Clinical and epidemiological characteristics and risk factors associated with mortality of infants with ALTE - apparent life-threatening event - in an Emergency Unit

Romaneli, Mariana Tresoldi das Neves, 1982- 11 August 2011 (has links)
Orientadores: Emílio Carlos Elias Baracat, André Moreno Morcillo / Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas / Made available in DSpace on 2018-08-19T05:38:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Romaneli_MarianaTresoldidasNeves_M.pdf: 5685752 bytes, checksum: bb58b36a9e0f1344d34b1120bc8b2e0b (MD5) Previous issue date: 2011 / Resumo: Introdução: Os ALTEs (eventos com aparente risco de morte) são episódios súbitos de alteração da coloração da pele (cianose ou palidez), da freqüência respiratória (apnéia) e do tônus muscular (hipotonia), e podem ser a primeira manifestação de inúmeras doenças congênitas ou adquiridas. Embora a história natural dos ALTEs seja benigna, existe risco de mortalidade subseqüente. Objetivos: Avaliar as características clínicas, epidemiológicas e os fatores associados ao óbito de lactentes atendidos na Unidade de Emergência Referenciada (UER) Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com história de ALTE. Casuística e Métodos: Estudo transversal retrospectivo descritivo e analítico. Foram incluídos lactentes menores de 12 meses que apresentaram evento súbito de cianose, palidez, hipotonia e/ou apnéia e que foram atendidos na UER Pediátrica. Os dados foram coletados a partir dos Boletins de Atendimento de Urgência (BAUs), através de uma ficha previamente elaborada. Os dados obtidos foram processados com o software SPSS, versão 16.0, utilizando-se o teste de Mann-Whitney para comparação das idades. Para avaliar a associação do óbito com as variáveis independentes, determinou-se os valores de odds ratio bruto por regressão logística. Foram selecionadas para inclusão no modelo logístico multivariado não condicional aquelas que apresentavam associação na análise bivariada. Adotou-se o nível de significância de 5%. Resultados e Conclusão: O ALTE foi mais freqüente na faixa etária entre 9 e 15 semanas de vida, afetando igualmente ambos os gêneros. A manifestação mais comum de ALTE foi cianose, acompanhada ou não de outros sinais e sintomas. Os eventos únicos e de curta duração foram mais freqüentes, a maioria com melhora espontânea. Metade dos pacientes permaneceu internada por mais de 72 horas, em observação clínica e investigação etiológica do evento. O diagnóstico da doença que provocou o ALTE não foi esclarecido em 35,2% dos lactentes. Os demais foram elucidados e a maioria relacionada a doenças do trato respiratório. Durante a internação, a mortalidade dos lactentes com ALTE foi de 7,6%. O maior risco de óbito esteve presente na faixa etária acima dos 6 meses e quando os episódios não tiveram resolução rápida e espontânea, principalmente quando ocorreram como primeira manifestação de doenças do sistema cardiocirculatório / Abstract: Introduction: ALTEs (apparent life-threatening events) are sudden episodes of color change (paleness or cyanosis), apnea and marked change in the muscle tone (limpness), which may be the first sign of an underlying disease (congenital or acquired). Although the ALTE?s natural course is usually benign, there is a risk of subsequent death. Objectives: The aim of this study was to evaluate clinical and epidemiological characteristics, as well as the risk factors associated with mortality of infants who had presented an ALTE and were taken to the Emergency Pediatric Unit from the Clinical Hospital of the State University of Campinas (HC UNICAMP). Casuistic and Methods: Retrospective, transversal, descriptive and analytical study, There were included every infant younger than 12 months old, who had been taken to the Emergency Pediatric Unit after experienced a sudden episode of cyanosis, paleness, limpness and/or apnea. The data was collected from the Emergency care bulletin of each infant, using a previously elaborated card. The data obtained was processed with the software SPSS 16.0. To compare the ages, Mann-Whitney test was used. To evaluate the association among death with the independent variables, logistic regression was used to establish the odds ratio. The multivariate analysis included those variables with positive association in the bivariate analysis. The significance value used was 5%. Results and Conclusion: ALTE occurred more frequently around the ages of 9 and 15 weeks, achieving equally male and female infants. The most common sign observed during the event was cyanosis, with or without other signs and symptoms. The isolated events, with short duration were more frequent, mostly with spontaneous recovery. About 50% of the infants were hospitalized for more than 72 hours in observation and investigation of the underlying disease that caused the ALTE. The diagnosis couldn?t be established in 35.2% of the patients, and in the others, respiratory diseases were the most frequent ones. During the hospitalized investigation, 7.6% of the infants died. The risk factors associated with subsequent mortality were the age greater than 6 months and episodes with slow recovery, especially if the underlying disease affected the cardio-circulatory system / Mestrado / Pediatria / Mestre em Ciências
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Establishment of a clinical algorithm for the diagnosis of P. falciparum malaria in children from an endemic area using a Classification and Regression Tree (CART) model

Vinnemeier, Christof David 21 January 2015 (has links)
Die Weltgesundheitsorganisation WHO schätzte die Zahl der an Malaria erkrankten Menschen im Jahr 2009 auf weltweit 225 Millionen. Auf dem afrikanischen Kontinent betrafen 85% der durch Malaria verursachten Todesfälle Kinder unter fünf Jahren. Obwohl die Inzidenzen der P. falciparum-Malaria in einigen Teilen des subsaharischen Afrika sinken und andere Erkrankungen mit ähnlichen Symptomen wie denen der Malaria an Bedeutung gewinnen, ist eine vorsorgliche medikamentöse Behandlung im Verdachtsfall weiterhin üblich. Ziel dieser Arbeit ist die Generierung eines auf das Lebensalter bezogenen klinischen Algorithmus, der mit einfachen klinischen Symptomen die Diagnose einer P. falciparum - Parasitämie ermöglicht. Die Studie wurde in einem ländlichen Krankenhaus in der Ashanti-Region in Ghana durchgeführt, welche über das ganze Jahr hinweg holoendemisch für Malaria ist. Insgesamt wurden 5447 ambulante Besuche von 3641 Patienten im Alter zwischen 2-60 Monaten analysiert. Alle Kinder wurden von einem Pädiater klinisch untersucht und es wurden ein kleines Blutbild sowie ein Malariaausstrich (‘Dicker Tropfen’) angefertigt. Mit Hilfe einesClassification and Regression Tree (CART) wurde ein klinischer Entscheidungsbaum für die Prädiktion einer Plasmodium-Parasitämie generiert und prädiktive Werte für alle erfassten Symptome berechnet. Eine Parasitämie wurde bei Kindern im Alter von 2-12 Monaten mit einer Prävalenz von 13.8% und bei Kindern im Alter zwischen 12 und 60 Monatenmit einer Prävalenz von 30.6% gefunden. Das CART-Modell ergab altersabhängige Unterschiede in der Fähigkeit der Variablen eine Parasitämie vorherzusagen. Während sich bei Kindern im Alter zwischen 2 und 12 Monaten die „palmare Blässe“ als das wichtigste Symptom herausstellte, gewannen die Variablen „Fieber in der Anamnese“ und „erhöhte Körpertemperatur ≥ 37.5°C“ bei Kindern im Alter zwischen 12 und 60 Monaten an Bedeutung. Die Variable „palmare Blässe“ war bei Kindern jedes Alters signifikant (p<0.001) mit niedrigeren Hämoglobinwerten assoziiert. Im Vergleich zum Algorithmus des Integrated Management of Childhood Illness (IMCI) hatte das CART-Modell eine deutlich höhere Spezifität sowie einen höheren positiven prädiktiven Wert für die Vorhersage einer Parasitämie. Die Anwendung von altersbezogenen Algorithmen erhöht die Spezifität der Vorhersage einer P. falciparum - Parasitämie. Selbst in einer Population mit einer hohen Prävalenz an Anämie ermöglicht der prädiktive Wert der „palmaren Blässe“ eine Erkennung von signifikant geringeren Hb-Werten. Die Bedeutung der „palmaren Blässe“ sollte daher in der Schulung von Gesundheitshelfern hervorgehoben werden. Mangels ausreichender Sensitivität kann allerdings weder auf Basis des besten Algorithmus noch mit „palmarer Blässe“ als einzelnem klinischem Zeichen eine Therapieentscheidung getroffen werden. Sie sind daher kein Ersatz für eine vorsorgliche medikamentöse Behandlung und einen Erregernachweis.

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