Return to search

SatisfaÃÃo e insatisfaÃÃo no trabalho dos cirurgiÃes dentistas da estratÃgia saÃde da famÃlia no municÃpio de Fortaleza - CE. / Satisfaction and job dissatisfaction of dental surgeons of the family health strategy in Fortaleza - CE.

Os fatores intervenientes na satisfaÃÃo e insatisfaÃÃo laboral sÃo diversos, dependem de caracterÃsticas do prÃprio trabalho, bem como da avaliaÃÃo pessoal do trabalhador, e merecem mais estudos sobre o tema. No entanto, identificÃ-los à determinante para se efetivar programas de melhoria da satisfaÃÃo laboral, seja na esfera pÃblica ou privada, com a finalidade de proporcionar maior desempenho profissional e promover mudanÃas positivas na qualidade dos serviÃos prestados. Neste contexto, esta pesquisa caracteriza os principais fatores de SatisfaÃÃo e InsatisfaÃÃo no trabalho dos CirurgiÃes-Dentistas (CD) da EstratÃgia SaÃde da FamÃlia, lotados na Secretaria Executiva Regional III, da Prefeitura Municipal de Fortaleza (PMF), durante o perÃodo da gestÃo 2006-2012, tendo como referencial a Teoria de Frederick Herzberg. Trata-se de um estudo qualitativo com abordagem descritiva e exploratÃria, no qual utiliza como instrumento de coleta de informaÃÃes um roteiro semi-estruturado para entrevista; a tÃcnica de anÃlise do material transcrito foi a AnÃlise de ConteÃdo TemÃtica de Minayo. De modo geral, esta pesquisa corroborou com os estudos de Frederick Herzberg, pois evidenciou que o maior fator de satisfaÃÃo dos respondentes estava correlacionado aos aspectos intrÃnsecos do seu trabalho, ou seja, âo Trabalho em siâ, e os fatores de insatisfaÃÃo associaram-se aos aspectos extrÃnsecos, como as condiÃÃes fÃsicas laborais e a remuneraÃÃo; a pouca valorizaÃÃo dos profissionais tambÃm foi apontada como motivo de insatisfaÃÃo, demonstrando que os cirurgiÃes-dentistas possuem necessidade de serem valorizados e reconhecidos pelo trabalho que realizam. Nesta investigaÃÃo, esse reconhecimento pode vir na direÃÃo dos gestores ou ainda dos pacientes. Observou-se que, 85,7% dos participantes, apesar de todas as adversidades e queixas descritas, demonstraram um nÃvel mediano de satisfaÃÃo no trabalho, nÃo Ãtimo, porque gostavam do que faziam e consideravam isso preponderante para se sentirem satisfeitos. Assim, infere-se que os dentistas das unidades de saÃde da famÃlia, aqui representados por uma amostra de 14 indivÃduos, se identificam e gostam do trabalho que executam, necessitando, sobretudo, de melhorias no ambiente e nas condiÃÃes laborais para que apresentem maior grau de satisfaÃÃo no trabalho.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:7200
Date15 July 2013
CreatorsSilvana Dayse Brito de AraÃjo Costa
ContributorsMaria Vaudelice Mota, Sarah Maria Fraxe Pessoa, CÃssio Adriano Braz de Aquino, Maria Eneide LeitÃo de Almeida
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde PÃblica, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0014 seconds