Return to search

A Escola Estadual Professor José Inácio de Sousa nas décadas de 1960 a 1980: um projeto político e pedagógico contra-hegemônico?

Made available in DSpace on 2014-06-12T17:16:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo251_1.pdf: 6856619 bytes, checksum: 9bd0772f8a54ffe248795f15626ce52a (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2010 / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / Esta tese de doutoramento está inserida no campo da História das Instituições Escolares. Tem por objetivo escrever a história da Escola Estadual Professor José Inácio de Sousa (EEPJIS), da cidade de Uberlândia, Estado de Minas Gerais, Brasil, num período que se estende entre as décadas de 1960 a 1980.
O recorte temporal privilegia a compreensão da implantação e consolidação do Golpe Militar de 1964, contexto sócio-político onde a referida escola foi criada e onde seu projeto político e pedagógico lhe propiciou a formação de uma identidade de escola democrática, inovadora e progressista. Foi essa identidade, formada no período mais duro do regime ditatorial que moveu nossas principais questões de pesquisa: Por que foi exatamente no período de plena vigência do golpe militar de 1964, de ideologia liberal, que suprimiu os direitos políticos e a liberdade de expressão, que a Escola Estadual Professor José Inácio de Sousa conseguiu sua projeção? Em que consistia o caráter inovador do seu projeto político e pedagógico? Qual era a perspectiva de formação defendida pela escola: reprodutivista ou contestadora da ordem social vigente? Visava a uma formação integral? Nesse sentido, tratou-se de um projeto contra-hegemônico? E se foi contra-hegemônico, como conseguiu sobreviver e resistir ao período de ditadura militar, que dificultava ações críticas de toda a natureza? Será que não foi justamente essa restrição à liberdade que motivou a EEPJIS a buscar as transformações que a levaram a ocupar lugar de destaque no espaço escolar da cidade?
Destarte, dentro das relações capitalistas históricas entre sociedade e educação no país, fizemos a leitura do desenvolvimento de uma proposta de escola que nos apresentou de início crítica e progressista. Uma escola que carregou um conceito de educação básica de formação humana do sujeito humano em toda a sua diversidade de gênero, raça, religião, políticas e idade sem convertê-la a obrigatoriedade impositiva de acesso ao ensino superior.
Nesse sentido transitamos entre duas concepções de educação: uma oficial, reprodutivista e por isso hegemônica, que foi imposta pelo regime militar e outra, não oficial, crítica e por isso contra-hegemônica, que se colocou na contra-mão como forma de resistência.
Nos apoiamos na pesquisa qualitativa com foco na história oral temática. Utilizamos a técnica de grupo focal por trabalharmos com fontes orais coletivas. Recorremos, também, a análise documental onde questionamos suas formas sintáticas, tipográficas impressas, léxicas, estéticas e iconográficas.
Nas análises, resgatamos nos aportes teóricos a compreensão de que as memórias da EEPJIS tiveram importância singular para a compreensão da educação local, regional e nacional. E mais, acreditamos que a narrativa histórica que construímos propicie um debate crítico, democrático e fora da rotina, favorecendo a um conhecimento diverso do de senso comum e do oriundo de uma gama imensa de produções acadêmicas que habitam as pesquisas atuais em educação, mas que não tratam dela especificamente no seu sentido epistêmico.
Em suma, a escrita da história da Escola Estadual Professor José Inácio de Sousa, conforme questionamos, revelou-nos que o seu projeto político e pedagógico, pelo seu caráter inovador e progressista, foi resistente à ditadura militar implantada no Brasil no ano de 1964, mas não se consolidou como um projeto contra-hegemônico a ela porquanto não teve como cerne a transformação da sociedade estratificada em classes, ou seja, a sociedade capitalista.
Por fim, a concretização dessa pesquisa permitirá que esta experiência educativa, que se mostrou eficiente, não se perca no tempo e que os atores sociais que a edificaram não se sintam privados do acesso às lembranças dos seus eventos. Favorecerá à própria história do município fornecendo subsídios para o seu processo formativo atual. Ampliará nosso conhecimento para o enfrentamento de questões do presente permitindo-nos avançar na direção de uma ação educativa de qualidade comprometida com a transformação social para todos os brasileiros

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/3802
Date31 January 2010
CreatorsFIRMINO, Carlos Antônio Barbosa
ContributorsSOUZA, Edilson Fernandes de
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds