Return to search

Condições de saúde reprodutiva de mulheres atendidas em um centro de saúde de Santa Catarina

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas. / Made available in DSpace on 2012-10-21T10:34:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Objetivo: Descrever as condições de saúde reprodutiva de mulheres atendidas em um Centro de Saúde quanto aos aspectos ligados ao Planejamento Familiar.
Método: Estudo descritivo de 5.095 mulheres na faixa etária de 15 a 49 anos, realizado no Serviço de Planejamento Familiar da Secretaria de Saúde de Florianópolis, no período de 2 de janeiro de 1988 a 31 de dezembro de 2002. Considerou-se, como variáveis dependentes, o conhecimento, o uso e a escolha de métodos contraceptivos e, como independentes, procedência, cor ou raça, idade, ocupação, estado conjugal, escolaridade, idade da menarca, idade da iniciação sexual, número de filhos e tipo de parto. A Análise de Correspondência Múltipla (ACM) foi aplicada para avaliar as variáveis categóricas.
Resultados: Os métodos contraceptivos mais conhecidos foram o coito interrompido (95,11%), o condom (93,80%) e o contraceptivo oral (91,29%). Os métodos contraceptivos em uso foram o contraceptivo oral (51,36%), coito interrompido (15,21%), condom (13,23%), DIU (4,2%), tabela (2,34%) e injetável (1,59%). Houve marcante modificação no uso de contraceptivos com uma diminuição de 29% no uso de contraceptivo oral; 54%, no condom; 85%, no coito interrompido; e 56%, no uso da tabela, e um aumento para os métodos contraceptivo tipo DIU, com 476%; diafragma 59%; vasectomia 103,67%; e laqueadura tubária, com 266,3%. No estudo, feito através da ACM, das associações de idade, estado conjugal, escolaridade e número de filhos, com o método contraceptivo em uso e escolhido, o número de filhos foi o fator que mostrou existir associação significativa para a escolha de outros métodos contraceptivos.
Conclusão: Houve uma tendência natural em conhecer e utilizar os seguintes métodos contraceptivos, independentemente das características bio-sociodemográficas: contraceptivo oral, coito interrompido e condom. A procura de métodos mais eficazes parte da inadequação aos métodos contraceptivos e do número de filhos. A consulta e o acompanhamento são fatores de adesão e utilização de métodos contraceptivos reversíveis e de alta eficácia.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86782
Date January 2004
CreatorsCândido, Maria de Fátima Silvestri
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Silva, Carlos Alberto Justo da
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format1 v.| tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0016 seconds