Return to search

A avaliação docente como processo de formação contínua em serviço

Made available in DSpace on 2016-04-27T14:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1
mestrado.pdf: 612597 bytes, checksum: 78ec3f85a6def35e56171cc5db336daf (MD5)
Previous issue date: 2005-05-12 / Pontificia Universidade de São Paulo / A penetração do pensamento mercantil no ideário pedagógico, incentiva a privatização do ensino para que ele deixe de ser um direito e passe a ser um serviço. Gestores educacionais preocupados com as exigências do mercado adotam mecanismos organizacionais voltados para o controle e para a lógica da regulação, e para tanto têm utilizado a avaliação docente apenas como instrumento de classificação, punição e monitoramento, impondo determinadas ações e comportamentos aos professores, objetivando a eficácia do seu desempenho.
Todavia, acreditamos na relevância da avaliação do trabalho docente como processo de melhoria da qualidade do ensino, quando intenciona a formação contínua do professor em serviço, por meio de uma ação continuada de reflexão sobre a prática, com o objetivo de mudar e aprimorar a qualidade do seu trabalho.
A partir deste pressuposto, esta pesquisa tem como objetivo identificar fatores e/ou condições para que a avaliação docente tenha caráter formativo, pois reconhecemos que a intenção formativa contemplada por atividades reflexivas e teóricas, propicia uma formação em serviço que capacita o professor a resolver problemas e a produzir coletivamente novos saberes.
Para dar conta dos aspectos teórico-metodológicos da pesquisa, privilegiamos a abordagem quantitativa, pois esta se coaduna com uma concepção de mundo que associa imagem sensorial, pensamentos e linguagem, objetivando uma ação transformadora sobre o mundo. Na coleta de dados optamos pela entrevista semi-estruturada, por permitir explorar com maior profundidade os saberes do entrevistado, que se vê mais à vontade para dar uma resposta que exprima o que pensa, representa, crê e valoriza. Munidos de tais procedimentos, procuramos investigar as opiniões, resistências, sentimentos e significados elaborados pelos professores durante o processo de avaliação docente em três instituições de ensino: uma privada e as demais públicas.
A análise dos dados nos vários contextos pesquisados elenca as principais condições e/ou fatores, apontados na pesquisa, que facilitam o caráter formativo na avaliação do trabalho docente e ressalta a importância da reflexão individual e coletiva durante todo o processo avaliativo.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:leto:handle/10064
Date12 May 2005
CreatorsMachado, Marco Antonio de Jesus
ContributorsFeldmann, Marina Graziela
PublisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, PUC-SP, BR, Educação
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP, instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instacron:PUC_SP
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds