Return to search

Requisitos legais para o exercício de atividades que envolvam os alimentos transgênicos

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-21T19:05:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1
223606.pdf: 566738 bytes, checksum: 16fa162cddaf219285bd6b782c5d7e3b (MD5) / No momento presente, determinadas questões são alvo de polêmicas em todo mundo, como exemplo a "bioética" no que tange os Organismos Geneticamente Modificados(OGMs). Uma das metas almejadas pelo presente trabalho é demostrar a vinculação entre a bioética e os organismos geneticamente modificados, bem como sua relação com o direito, abordando conceitos e principais características para uma melhor avaliação dessas temáticas científicas.
Nesse ensejo, faz-se um estudo envolvendo ética e moral, levando em consideração suas particularidades e diferenças, origens e conceitos, tendo em vista tamanha relevância ao homem em seu contexto social, além do estudo dos princípios fundamentais que norteiam a ciência da vida, ou seja, a bioética.
Verifica-se intimamente a relação entre o homem e a biodiversidade, e, por conseguinte, a conceituação de Alimentos Transgênicos e a Engenharia Genética. Isto enumera argumentações favoráveis e contrárias à utilização e comercialização das Plantas Geneticamente Modificadas em nosso país. Analisa-se ainda, os subsídios legais para o exercício das atividades que envolvam os Alimentos Transgênicos, enumerando-se as principais normas e caminhos a serem percorridos pelas pessoas jurídicas interessadas tanto na pesquisa, como na comercialização desses produtos, envolvendo seus riscos e benefícios.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87376
Date January 2004
CreatorsCorrêa, Carina Milioli
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Lapolli, Edis Mafra
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0017 seconds