Return to search

Estudo dos inimigos naturais de Oncideres impluviata (Germar, 1824)em Mimosa scabrella Benth

Para fazer o estudo dos inimigos naturais de O. impluviata escolheu-se um povoamento natural de M. seabreila danificado pelo ataque dessa praga, na localidade de Tanguá no município de Almirante Tamandaré, Estado do Paraná.
Foram coletados galhos, recentemente " serrados por O. impluviata, numa área de 2 ha, constituída por 7 talhões com plantas de M. scabrella de 1 a 8 anos de idade. Esses galhos foram acondicionados em gaiolas entomológicas. Obser- - vou-se a emergência de espécies de insetos predadores como:
Gregya difformís (Gorh., 1877), Epiphloeus sp., Neoponera sp., indivíduos da família Trogositidae e parasitos como:
Cenocoelius sp., Iphiaulax sp., Helcon wíliams-i. (n. spj, Distictus tibialis (Brullé, 1846) e Auacus sp., justamente com alguns indivíduos de O. impluviata e outras espécies da família Cerambycidae.
No mesmo povoamento realizou-se, em duas épocas diferentes (maio e setembro) um levantamento da entomofauna, com armadilhas adesivas. Entre os insetos capturados no se constatou a presença de O. impluviata nem de espécies de individuos que com ele emergiram dos galhos coletados e acondicionados em gaiolas entomológicas.
Para detectar possíveis predadores invertebrados pro cedeu-se a elaboraço de um roteiro para obter um antígeno a partir de larvas de O. impluviata, chegando-se a um valor máximo de titulaço de 1:128, testado sobre o antígeno homólogo.
Observando-se o comprimento e a largura dos predadores e parasitos identificados que tiveram seu ciclo biológico junto com o de O. impluviata sugeriu-se um processo cultural para incrementar a população desses insetos em relação a de O. impluviata

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/26615
Date24 June 2013
CreatorsKirch, Eloe
ContributorsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal, Pedrosa-Macedo, Jose Henrique
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0014 seconds