Return to search

Diagnóstico do estado ambiental e elaboração de um modelo de gestão ambiental para a piscicultura do município de Castilla La Nueva (Meta, Colômbia)

Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Made available in DSpace on 2013-07-16T03:12:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1
225276.pdf: 3549723 bytes, checksum: e19a99ab4106fed1b0ae64602b61763c (MD5) / O crescimento da produção piscícola da Colômbia tem sido nos últimos anos superior a 10% anual, trazendo consigo mudanças econômicas, sociais, culturais e ambientais. Os contraditores da atividade e a nova legislação sanitária, ambiental e de comercio internacional, obrigam a que sejam realizados esforços para organizar a produção, torná-la sustentável, competitiva e enquadrá-la dentro dos múltiples usuários dos recursos naturais, sem causar deterioração do meio ambiente nem gerar conflitos sociais. O Município de Castilla La Nueva (Meta - Colômbia) foi eleito como área de estudo por apresentar múltiplos usuários do recurso hídrico e grande produção piscícola. O governo municipal tem se preocupado pelas manifestações a favor e contra a atividade e devido a sua importância no setor produtor de alimentos apoiou a idéia de realizar um estudo para caracterizar a produção e conhecer a percepção sobre sustentabilidade dos donos e administradores de empresas piscícolas. Por meio do levantamento de todos os produtores, a realização de visitas de campo a cada um dos produtores e da aplicação de um questionário (lista de verificação) por entrevista, obteve-se a caracterização dos sistemas de produção e se fez uma aproximação teórica sobre seus níveis de sustentabilidade. As perguntas do questionário foram baseadas nas recomendações feitas pela FAO e agências não governamentais que tem como propósito contribuir o desenvolvimento sustentável da aqüicultura no mundo. Toda a informação coletada, analisada, processada e depurada, permitiu dar recomendações e informações para os planejadores do município sobre quais são os pontos críticos do processo produtivo que afetam a sustentabilidade do sistema e quais são as possíveis alternativas de solução que devem ser estudadas, propostas e implementadas. Como conclusões extraídas do trabalho se pode dizer que, para o momento do estudo, apenas existia uma sustentabilidade aceitável para 29% das fazendas. 58,8% das fazendas apresentou uma sustentabilidade péssima e 16,1% crítica. As razões que contribuiram para esta baixa classificação foram: não atendimento da legislação, manejo inapropriado de efluentes, indiscriminado uso de medicamentos e químicos, inadequado armazenagem de alimentos, insumos e combustíveis, pouco aproveitamento e incorreeto destino final de resíduos, além de inadequado manejo da produção.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103152
Date January 2006
CreatorsPardo Carrasco, Sandra Clemencia
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Soriano-Sierra, Eduardo Juan
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Format1 v.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0027 seconds