Return to search

Avaliação descritiva de desempenho e sustentabilidade entre uma granja suinícola convencional e outra dotada de Biossistema Integrado (B.S.I)

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-20T22:51:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1
198300.pdf: 1185521 bytes, checksum: e58a1d6e64038bd8b6cfadf4e81e38d3 (MD5) / A suinocultura desempenha um importante papel econômico e social na região sul do Brasil, onde esta atividade encontra-se bastante desenvolvida e disseminada. Junto com a necessidade de expansão da atividade econômica nas últimas décadas, surgiram os problemas ambientais derivados da concentração da produção suinícola em pequenas propriedades rurais, as quais não contavam com um planejamento adequado em relação ao local de instalação das pocilgas e principalmente quanto ao tratamento e destinação dos dejetos altamente poluentes produzidos pela atividade. O município de Toledo, na região oeste paranaense, enfrenta sérios problemas ambientais e de saúde pública, derivados desta atividade, com contaminação de rios, córregos e lençóis freáticos utilizados no abastecimento de água da cidade e de propriedades rurais. Neste cenário, a Prefeitura Municipal, em parceria com empresas, instituições e organizações não governamentais criou uma Comissão Municipal de Tratamento de Dejetos de Suínos, como tentativa de mitigar o impacto ambiental causado pela suinocultura. Foi desenvolvido então o projeto de biossistemas integrados. O biossistema integrado é composto de um biodigestor anaeróbico, um tanque de sedimentação, tanques para criação de algas e açude de peixes. O biossistema foi concebido com a idéia de imitar a natureza, aproveitando toda matéria orgânica derivada da suinocultura como insumo para outras atividades, transformando o problema ambiental em oportunidades econômicas através da transformação dos dejetos em biogás, biofertilizante e algas. Desta forma, este trabalho avalia o desempenho organizacional de uma granja dotada com o projeto de biossistemas integrados e compara os resultados obtidos com os de uma granja com sistema convencional de tratamento de dejetos através do método MAIS - Método de avaliação de indicadores de sustentabilidade organizacional, com a finalidade de identificar o desempenho e a sustentabilidade organizacional das granjas. Como resultado, a granja dotada do biossistema foi classificada como "Sustentável", enquanto que a granja convencional somente obteve pontuação para classifica-la na faixa "Em Busca da Sustentabilidade". A partir desses resultados conclui-se que o biossistema integrado atinge os objetivos propostos em sua concepção inicial de maximização das variáveis do desenvolvimento sustentado, dando a este modelo de tratamento de dejetos de suínos uma configuração muito próxima à ideal, podendo ser adotado como instrumento de transformação do atual modelo organizacional de desenvolvimento da atividade suinícola em um modelo sustentável no município de Toledo.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85769
Date January 2003
CreatorsCasagrande, Luiz Fernande
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Lerípio, Alexandre De Ávila
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format124 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds