Return to search

Aprender a empreender

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-18T09:03:03Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T21:24:13Z : No. of bitstreams: 1
185168.pdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) / O novo modelo educacional, cujo foco está na construção de competências e habilidades, tem como objetivo o processo de aprendizagem no qual o "aprender a aprender" e o "aprender a fazer" estejam sempre presentes, o que remete a uma lógica de formação de condutas, atitudes e crenças.
A educação empreendedora no ensino médio é determinante para desenvolver o potencial empreendedor do jovem. Isso não significa ensiná-lo a elaborar planos de negócios no ensino médio, mas sim que ele seja instigado para o mundo dos criadores e dos empreendedores. Ou seja, motivando-o a adquirir uma atitude de busca, senso crítico, interesse por tudo que o cerca, identificação de oportunidades, avaliação e prática, instrumentos para a busca da construção de seu próprio destino.
O objetivo deste estudo é de averiguar o papel do professor de educação física do ensino médio, no processo de incubação de atitudes empreendedoras nos jovens. Ou seja, "pode se dizer que em educação, o modo de aprendizagem influência tanto quanto o conteúdo, senão mais" (Garcia, 2000). A proposta defendida neste trabalho é que a disseminação do empreendedorismo deve ser vista muito mais como um processo de formação de atitudes e características do que como uma forma de transmissão de conhecimento.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/79953
Date January 2001
CreatorsNascimento, Dalton Arnoldo
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Lapolli, Edis Mafra
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format117 f.| grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0018 seconds