Return to search

TECSOAR - uma técnica para desenvolvimento de sistemas especialistas na organização e alocação de recursos aeroportuários.

Os sistemas baseados em conhecimento, como os sistemas especialistas, têm sido amplamente utilizados principalmente para auxiliar usuários que exercem funções que necessitam da experiência de um especialista para auxiliá-los nas tomadas de decisões. Especificamente no domínio de sistemas de monitoração e controle, as decisões devem ser tomadas com base num grande número de informações relevantes. Diversas pesquisas reportam os avanços conseguidos com a aplicação de sistemas baseados em conhecimento para apoiar áreas como saúde, monitoração e diagnóstico, entre outras. Porém a grande dificuldade que vem sendo encontrada é a ineficiência no tempo de execução e na complexidade do fluxo de controle dos sistemas especialistas desenvolvidos. Dependendo do nível de complexidade e do número de regras que o sistema especialista tenha, a solução pode tornar-se inviável devido à necessidade de memória para armazenar as informações em uma base de conhecimento em tempo hábil para o processamento da pesquisa. Este trabalho propõe uma Técnica para o desenvolvimento de sistemas especialistas na organização e alocação de recursos denominada TECSOAR. Nesse contexto a TECSOAR foi concebida como uma possível solução para as principais dificuldades existentes e inerentes às abordagens de desenvolvimento de sistemas especialistas para monitoração e controle. Durante a pesquisa, criou-se um ambiente de desenvolvimento de software, englobando um conjunto de boas práticas, para compor juntamente com a TECSOAR. A verificação e a validação da técnica proposta foram realizadas por meio de um estudo de caso, no qual se desenvolveu um protótipo de Sistema Especialista de Organização e Alocação de Recursos Aeroportuários no aeroporto de Guarulhos, denominado SOAR. O protótipo desenvolvido é baseado em regras que representam os conhecimentos obtidos com especialistas em alocação de recursos aeroportuários. A técnica TECSOAR foi aplicada nesse protótipo e foram efetuados onze cenários de testes, baseados em exemplos de cenários reais das operações de vôos diários em horários de pico, bem como nos horários de baixo movimento operacional do Aeroporto Internacional de Guarulhos, provendo a verificação e a validação dos conflitos detectados e solucionados pelo protótipo, por meio do funcionamento das regras implementadas, a fim de estudar o comportamento e a eficiência em ambos os casos.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:821
Date24 June 2009
CreatorsJônatas Barros Falcão
ContributorsPaulo Marcelo Tasinaffo
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds