Return to search

CONTROLE DE QUALIDADE DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE MUDAS CLONAIS DE EUCALIPTO

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:37:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_8956_Dissertação_Filipe Akira20151029-83917.pdf: 2458927 bytes, checksum: 8e1301020d5165bf7593bbf52622b266 (MD5)
Previous issue date: 2015-07-14 / Em um mercado competitivo é necessário que as empresas se adequem às normas exigidas pelo respectivo setor, para que o produto final atinja a qualidade mínima que satisfaça às exigências dos clientes. A qualidade do produto final promove, dentre outros, a diminuição do retrabalho e de perdas no processo de produção, consequentemente promove a redução dos custos, tendo em vista que a aquisição de mudas florestais ocupa significante parte dos custos de implantação florestal. Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar as atividades pré-selecionadas na produção de mudas clonais de eucalipto e verificar se as mesmas foram executadas dentro dos padrões ou limites aceitáveis de qualidade de execução, propostos pelo setor florestal. A pesquisa foi realizada em dois viveiros, localizados em Sooretama, Espirito Santo. A obtenção dos dados foi por amostragem, dados compilados em folha de verificação utilizando da ferramenta da Qualidade 5W + 1H. Se foi avaliado a qualidade dos tubetes, preparo e plantio das miniestacas, as seleções das mudas e a expedição das mudas a campo. Para a análise do processo foram usadas ferramentas do Controle Estatístico de Processos CEP, especificamente, gráficos de controle por atributos e outra ferramenta do Controle da Qualidade, os Diagramas de Pareto. Pode-se verificar que a maior parte das etapas avaliadas do processo de produção de mudas no Viveiro A estavam sob controle. Entretanto, algumas intervenções no seu processo produtivo devem ser adotadas, particularmente no preparo das miniestacas e na segunda seleção de mudas e toalete, operações que apresentaram sinais fora de controle. Já, no Viveiro B, observou-se que os níveis de controle em alguns casos eram críticos indicando a necessidade de inserção de medidas corretivas. O conhecimento detalhado das etapas, profissionalismo e mudança na postura operacional e gerencial são essenciais em quaisquer empresas objetivando sempre a busca da melhoria contínua.
Palavras-chave: atividade florestal, ferramentas da qualidade, controle estatístico.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/5065
Date14 July 2015
CreatorsKUBOYAMA, F. A. Q.
ContributorsSILVA, G. F., C. Trindade, BINOTI, M. L. M. S., ANDRADE, W. S. P., BAUER, M. O., HEGEDUS, C. E. N., CHICHORRO, J. F.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ciências Florestais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds