Return to search

Análise das inter-relações de indicadores econômicos, ambientais e sociais para o desempenho sustentável

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-20T15:54:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Admitindo que o modelo de desenvolvimento sustentável deva promover justiça social, atuação ambientalmente responsável e geração de riqueza sustentável e que seja ditado pelas organizações; Para promovê-lo, governo e organizações necessitam de meios de avaliação de aspectos econômicos, ambientais e sociais sob um enfoque sistêmico de análise de suas inter-relações e interdependências.
Nessa visão sistêmica, o modelo proposto visa verificar o valor produzido pela organização e o valor recebido pelos atores (a própria organização, o governo, a sociedade, os colaboradores e os acionistas) nas categorias econômica, ambiental e social, como instrumento de apoio à decisão por meio de propostas de intervenção.
O modelo foi aplicado numa pequena agroindústria do Estado de Mato Grosso, e os resultados encontrados suportam sua qualidade por indicar áreas de atuação nulas que deveriam ser atentamente observadas e por permitir realizar a análise de inter-relações e interdependências verificadas na prática organizacional, originando a proposição de intervenções direcionadas aos indicadores e atores por meio de ações para que a organização busque o desempenho sustentável.
A análise contribui com um vácuo de propostas metodológicas que contemplam dimensões diversas e suas relações, oferecendo uma ferramenta de monitoramento do sistema organizacional e não de sua simples caracterização. Configura um patamar diferenciado do estado da arte da análise de indicadores da sustentabilidade e da análise do valor ao possibilitar localizar, mensurar e avaliar o valor centrado nas inter-relações nas três categorias e intervir favoravelmente nos elementos desse complexo sistema. Com base nesse conhecimento pode-se construir um raciocínio lógico, coerente, consciente e continuado de combate à insustentabilidade organizacional e conseqüentemente, global.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85159
Date January 2003
CreatorsGasparini, Liz Vanessa Lupi
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Rados, Gregorio Jean Varvakis
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
FormatXXII,221 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds