Return to search

A segregação na distribuição dos equipamentos de infra-estrutura urbana, na cidade de Santa Maria/RS

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-graduação em Geografia. / Made available in DSpace on 2013-07-16T01:46:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1
222659.pdf: 2576139 bytes, checksum: 2966027478aaf282f909bdb02a494c0e (MD5) / O presente trabalho se propôs a realizar uma investigação sobre o papel do poder público no atendimento da infra-estrutura urbana na cidade de Santa Maria/RS. Além disso, objetivou identificar a distribuição espacial da infra-estrutura urbana na cidade de Santa Maria, averiguando os bairros que dispõem e os que se encontram carentes de infra-estrutura de equipamentos urbanos, e ainda, verificou a relação da distribuição dos equipamentos de infra-estrutura urbana com o nível de renda da população da cidade.
No trabalho, foram analisados os seguintes equipamentos de infra-estrutura urbana: água, esgoto, energia elétrica, circulação, saúde, educação e áreas de lazer. Verificou-se que há uma hierarquização no atendimento, por parte do poder público, das necessidades da população que habita as áreas de baixa renda da cidade; aquelas necessidades mais prementes, indispensáveis para uma reprodução mínima da força de trabalho como água e educação básica, estão distribuídas de forma satisfatória por todo o espaço urbano. No entanto, equipamentos como esgoto, infra-estrutura de circulação, saúde e principalmente áreas de lazer, são oferecidos de maneira mais precária nos bairros mais pobres.
Assim sendo, também se pode comentar que a distribuição espacial da maioria dos equipamentos de infra-estrutura urbana em Santa Maria está diretamente relacionada com o nível de renda média da população dos bairros da cidade. Para a maioria dos equipamentos urbanos, a sua presença está comumente nos bairros mais próximos do centro da cidade, o que coloca em questão o alto grau de segregação social em que muitas pessoas moradoras dos bairros mais carentes se encontram.
Portanto, pode-se dizer que a diferenciação sócio-espacial na cidade de Santa Maria certamente é reforçada pelo atendimento desigual por parte do Estado (poder público) às diferentes solicitações por infra-estrutura urbana da população daquela cidade.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102734
Date January 2005
CreatorsRossini, Cristiane Camillo
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Pereira, Elson Manoel
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format135 f.| il., mapas, tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds