Return to search

Jovens Kamaiurá no século XXI.

Made available in DSpace on 2016-04-25T20:21:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1
versao_final.pdf: 4373611 bytes, checksum: 0dd6f0a1e4fcdb64dcdbb83cedf8ee86 (MD5)
Previous issue date: 2005-11-09 / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico / Os Kamaiurá têm contatos regulares com Canarana, fundada em dezembro de 1979, com 90% da população de origem gaúcha, atraída para a região por Projetos de Colonização em meados da década de setenta.
Pretende-se, nesta dissertação, investigar a freqüência das visitas dos Kamaiurá a Canarana. De modo geral são os jovens que mais freqüentam a cidade. Diante disso, elegemos como foco de pesquisa os jovens Kamaiurá, com o intuito de verificar que tipo de mudança os afeta ao ficarem expostos a estímulos inerentes à vida na cidade. Como reagem a esses estímulos e como organizam e acomodam na aldeia informações, valores e bens que adquirem nessas viagens.
A metodologia se baseou em observações obtidas durantes as viagens à cidade de Canarana e à aldeia Kamaiurá de Ipavu. Incluiu a leitura sistemática de obras relacionadas ao objetivo apresentado. Na aldeia, além da observação, entrevistamos jovens e seus respectivos pais com o objetivo de aquilatar o comprometimento da nova geração com os objetivos idealizados pelos mais velhos, captar possíveis oposições e rebeldias, verificar como é o comportamento desses jovens na aldeia e registrar o diálogo que estabelecem entre costumes antigos a atuais.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:leto:handle/2423
Date09 November 2005
CreatorsVitti, Vaneska Taciana
ContributorsJunqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga
PublisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo, Ciências Sociais, PUC-SP, BR, Ciências Sociais
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_SP, instname:Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, instacron:PUC_SP
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0018 seconds