Return to search

Efeito da cobertura morta de acículas de Pinus spp na matéria orgânica do solo sob o cultivo da macieira (Malus domestica Borkh)

Orientador: Francisco José P. de Campos Carvalho / Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná. Curso de Pós-Graduação em Agronomia / Ciência do Solo / Resumo: O estudo comparativo do efeito da6 aciculas de Pinus na matéria orgânica do solo, em cultura da macieira com 6 anos de idade, foi realizado no módulo experimental localizado no município de Araucária no Estado do Paraná, na Rodovia Curitiba-Araucária, Br 476, à margem esquerda, composta de dois tratamentos: manejo convencional e manejo com cobertura morta de aciculas de Pinus epp. Foram avaliados os efeitos pela cobertura morta de aciculas através da análise da matéria orgânica do solo pelo seu fracionamento segundo método de DABIM, e da biomassa radicular. Os resultados obtidos revelam: diferenças qualitativas e quantitativas dos teores de matéria orgânica do solo entre o manejo convencional e com cobertura morta; essas diferenças são explicadas pelo aumento no manejo com aciculas,das frações ácidos fúlvicos ligados a soda, ácidos húmicos ligados ao pirofosfato, ácidos húmicos ligados a soda e a humina, até a camada de 15-25 cm, e pelo6 aumentos das frações ácidos fúlvicos ligados ao pirofosfato, ácidos fúlvicos ligados a soda, ácidos húmicos ligados a soda e a humina, na camada de 25-40cm; também foi observado que a cobertura com aciculas de Pinus, beneficiou a matéria orgânica do solo, indicando que possivelmente ao longo do tempo, venha favorecer seu acúmulo.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/37407
Date January 1988
CreatorsOsaki, Flora
ContributorsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Agrárias. Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, Carvalho, Francisco José Pereira de Campos, 1955-
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format225 f., application/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0018 seconds