Return to search

Marcos evolutivos e conceituais sobre internacionalização de empresas no Brasil: uma análise da década de ouro (1999-2009) / Evolutionary and conceptual frameworks for the internationalization of companies in Brazil: an analysis of the golden decade (1999-2009)

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / A internacionalização pode ser definida de forma ampla e abrangente como um processo crescente e contínuo que envolve operações de uma determinada empresa com outros países. Refere-se às trocas econômicas, políticas e culturais entre nações e às relações resultantes dessas trocas, que podem ser pacíficas ou conflituosas, de complementaridade ou concorrência. É determinante a forma como essas empresas traçam suas estratégias e ações para conquistarem novos mercados fora de seus mercados domésticos. A nível mundial, o marco inicial da internacionalização de empresas se deu em virtude das viagens marítimas dos séculos XV e XVI e à formação dos impérios coloniais, como Espanha e França. No Brasil, a experiência com a internacionalização de empresas é recente e se intensificou a partir de 1990, atingindo seu apogeu no decênio 1999 2009. A presente pesquisa tem como objetivo fazer uma macro análise do processo de internacionalização de empresas brasileiras, no sentido de dentro para fora, tomando como referência uma visão teórica, histórica e de análise conjuntural afim de mostrar as diferentes estratégias usando o decênio de 1999 a 2009 como recorte temporal. Para entender a problemática, a pesquisa foi esboçada em cinco objetivos específicos: o primeiro, traçando um panorama geral da internacionalização partindo de uma macro análise para uma micro análise desse fenômeno, o segundo apresentando e discutindo os principais aspectos teóricos que envolvem as estratégias e motivações de internacionalização, o terceiro avaliando de que forma as teorias, econômicas e administrativas, permitem interpretar e explicar o fenômeno da internacionalização, o quarto identificando e descrevendo os ciclos econômicos que impulsionaram a internacionalização de empresas tanto no mundo como no Brasil e, o último dedicando-se a identificar e descrever dentro de um contexto histórico e econômico a periodização e a espacialização do processo de internacionalização de empresas no Brasil e o que representou a década de ouro(1999 a 2009) para a internacionalização de empresas brasileiras. Face aos objetivos da pesquisa, a metodologia utilizada neste estudo é de natureza quali-quantitativa, com caráter explicativo, baseada em uma lógica dedutiva, partindo de premissas abstratas até discussões empíricas. Por fim, a pesquisa evidencia os motivos pelos quais as empresas buscam o mercado externo e por que o decênio 1999 2009 foi tratado como a Década de Ouro da internacionalização.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:bdtd.ufrr.br:280
Date25 March 2015
CreatorsLuciana Mara Gonçalves Araújo
ContributorsEloi Martins Senhoras
PublisherUniversidade Federal de Roraima, Programa de Pós-graduação em Sociedade e Fronteiras - PPGSOF, UFRR, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR, instname:Universidade Federal de Roraima, instacron:UFRR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds