Return to search

Luta por invisibilidade ou reconhecimento? um estudo sobre a histÃria de vida de acompanhantes de luxo / Struggle for Invisibility or Recognition? A study about the life story of a Luxurious Prostitute.

CoordenaÃÃo de AperfeiÃoamento de Pessoal de NÃvel Superior / O objetivo dessa dissertaÃÃo de mestrado foi realizar um estudo sobre a histÃria de vida de duas acompanhantes de luxo, mulheres que encontraram no mercado do sexo o meio para ganharem dinheiro e assim administrar suas vidas. Para isso, analisamos as narrativas de histÃria de vida de duas acompanhantes, Mara (nome fictÃcio) e LetÃcia (nome de batismo), buscando a partir de suas narrativas, entender como foram suas vidas, quais os percalÃos que passaram atà tornarem-se quem sÃo nesse momento, como aconteceu o conflituoso processo de (re)construÃÃo de suas identidades, quais os personagens que representaram e representam em suas vidas, quais metamorfoses suas identidades sofreram. Atrelada a essa investigaÃÃo, buscou-se, a partir do referencial teÃrico de autores que discutem e dialogam com a proposta de uma Psicologia Social CrÃtica, analisar criticamente as histÃrias por elas contadas. Entre os principais autores utilizados destacam-se Ciampa (1987), com sua teoria da identidade-metamorfose, atualizada recentemente por Lima (2010); Honneth (2011, 2003), e sua discussÃo sobre Invisibilidade e Reconhecimento e Becker (2008). Nas anÃlises das entrevistas ficou evidente que, embora ocupando um espaÃo social diferenciado frente as demais profissionais do sexo, essas mulheres ainda sofrem preconceito e estigmatizaÃÃo social por representarem a personagem acompanhante de luxo. Do mesmo modo, evidenciamos as diferentes representaÃÃes dessa personagem para Mara e LetÃcia, a primeira vivendo a acompanhante de luxo de uma forma invisÃvel, negociando esta com suas outras personagens e gerenciando sua vida na base do segredo, a segunda, por outro lado, representa a personagem acompanhante de luxo de uma forma explÃcita, de modo a articulÃ-la com suas outras personagens e lutar por reconhecimento de sua profissÃo. LetÃcia busca o reconhecimento da sua identidade e luta pelo direito de ser reconhecida dignamente como uma mulher trabalhadora, autÃnoma, que tem o direito de utilizar seu corpo da forma como bem quiser. As narrativas de histÃria de vida de Mara e LetÃcia evidenciaram, alÃm das dificuldades e alegrias de suas atuaÃÃes enquanto acompanhantes de luxo, uma mundo que embora seja muito lucrativo e mobilize mulheres, mercado de moda, gastronomia, viagens, cirurgias plÃsticas etc., ainda à pouco (re)conhecida na esfera pÃblica. Do mesmo modo, as narrativas ensinam que embora possamos representar determinadas personagens que garantem nosso acesso a bens de consumo e estabilidade financeira isso nÃo significa que desejemos o reconhecimento dessa representaÃÃo e a integremos a nossa identidade.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:7695
Date20 February 2014
CreatorsDiva Rodrigues Daltro Barreto
ContributorsAluÃsio Ferreira de Lima, Idilva Maria Pires Germano, Francisca Denise Silva do Nascimento, Antonio da Costa Ciampa
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Psicologia, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds