Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação / Made available in DSpace on 2013-07-16T00:46:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1
224905.pdf: 5536445 bytes, checksum: 9c37dced0f425adf455a3f6d0fa8b466 (MD5) / Segundo dados do ministério da ciência e tecnologia (MCT), o mercado brasileiro na área de software é composto predominantemente por micro e pequenas empresas (MPEs), cujos processos são executados geralmente de modo informal, improvisado e com pouca visibilidade. Esse cenário gera uma série de dificuldades a essas organizações, tornando-as enfraquecidas para competir no mercado e crescerem. Uma alternativa para a mudança desse quadro é o investimento em estabelecimento de processos sistemáticos de software, já que a qualidade dos produtos desenvolvidos são altamente influenciados pelos seus processos de produção.
Nesse contexto, o presente trabalho propõe e avalia a abordagem ASPE/MSC (Approach for Software Process Establishment in Micro and Small Companies), cujo objetivo é estabelecer processos de software em MPEs, considerando suas características e limitações. Seu desenvolvimento está baseado em estudos sobre estabelecimento de processos de software, na adaptação de técnicas e abordagens existentes nessa área de pesquisa e na experiência em modelagem de processos de software, obtida pelo LQPS - Laboratório de Qualidade e Produtividade de Software da UNIVALI e pelo Grupo de Qualidade de Software do centro GeNESS. A avaliação da abordagem é realizada por meio de dois estudos de caso, executados em duas pequenas empresas de software em Florianópolis/SC.
Os principais resultados do trabalho são a abordagem ASPE/MSC e as experiências obtidas com a execução dos estudos de caso, que incluem dados qualitativos e quantitativos. A abordagem ASPE/MSC está documentada na forma de um guia, que descreve detalhadamente as atividades que a compõem, os papéis envolvidos na execução das respectivas atividades, templates de documentos para auxiliar na sua aplicação e diretrizes para sua execução num contexto real.
A perspectiva do trabalho é auxiliar micro e pequenas empresas de software a se fortalecerem no mercado, através da melhoria contínua dos seus processos. Com isso, espera-se que, MPEs possam alcançar gradativamente patamares mais elevados de qualidade, produtividade e competitividade.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102368
Date January 2005
CreatorsWeber, Sérgio
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Wangenheim, Christiane A. Gresse von
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format1 v.| ils., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds