Return to search

Fenologia reprodutiva e sistemas de polinização e dispersão em formação florestal ribeirinha no Parque Estadual da Serra Furada, Orleans, SC

Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense como requisito para obtenção do título de Mestre. / Capítulo 1 - Estudos fenológicos auxiliam na compreensão dos ecossistemas florestais e na avaliação da disponibilidade dos recursos para fauna, melhorando o entendimento das relações entre as plantas e seus polinizadores e dispersores. O presente estudo tem por objetivo descrever as fenofases reprodutivas de floração e de frutificação das espécies vegetais, correlacioná-las com as variáveis ambientais, bem como identificar os sistemas de polinização e de dispersão em uma área de mata ciliar. O estudo foi desenvolvido em uma área de mata ciliar no Parque Estadual da Serra Furada, Orleans, SC. A fenologia reprodutiva foi analizada quinzaenalmente durante um ano, entre os meses de Novembro de 2012 a Outrubro de 2011. As fenofases foram avaliadas qualitativamente, sendo registrada a ausência ou presença da fenofase. A fenofase de floração ocorreu durante todo o ano de estudo, apresentando incremento do número de espécies nos meses de outubro, novembro e dezembro, tendo no mês de novembro o pico de floração da comunidade estudada. Estudos conduzidos em matas ciliares na abrangência do Bioma Mata Atlântica têm demonstrado um comportamento sazonal para a fenofase de floração com um incremento no número de espécies e picos de floração na transição do período mais frio para os de temperatura mais elevada, situado entre os meses de setembro a janeiro, corroborando os resultados obtidos neste estudo. A frutificação ocorreu durante todo o ano de estudo, com acréscimo de espécies frutificando no mês de junho e uma leve queda nos meses de agosto e setembro. Somente os frutos maduros foram significativamente sazonais. Os dados obtidos neste estudo, em comparação com trabalhos realizados na Mata Atlântica indicam uma variação no comportamento fenológico da fenofase de frutificação entre as diferentes áreas estudadas, tanto na disponibilidade dos frutos ao longo do ano, como nos picos de frutificação. No presente estudo houve prevalência das flores de cores pálidas e de formas acessíveis, atributos estes diretamente relacionados ao sistema entomofílico, que foi amostrado em 84,3% das espécies. A zoocoria foi o sistema de dispersão predominante, encontrado em 72,5% das espécies. Esses altos valores encontrados nas relações entre animais e plantas tem sido um padrão em florestas tropicais, demonstrando a importância destas relações na conservação e manutenção da biodiversidade.
Capítulo 2 - A chuva e o banco de sementes expressam a dinâmica da vegetação e indicam o potencial de resiliência de uma comunidade, podendo ser importante instrumento para a recuperação de ambientes alterados. O presente estudo teve por objetivo caracterizar e quantificar a chuva de semente em uma área de mata ciliar, comparar sua composição florística com outros estudos, bem como indicar com base na literatura espécies com potencial para recuperação de matas ciliares. Foram instalados 40 coletores com área individual de 0.25m2, a 70cm do solo, eqüidistantes entre si a 10m, distribuídos ao longo da calha do rio e das áreas de vegetação em suas margens. Os coletores foram inspencionados mensalmente durante um ano, separando os diásporos em morfo-tipo, e procedendo a idenficação com auxílio de literatura específica. Foram coletadas 7.810 sementes classificadas em 82 morfotipos diferentes. Lauraceae apresentou o maior número de espécies. Foram amostradas sementes durante todo o ano, com incremento nos meses de outubro a fevereiro. Entre os sistemas de dispersão prevaleceu a zoocoria com 83% das espécies amostradas. As espécies tardias foram maioria entre os grupos ecológicos. Tais fatores podem estar relacionados ao grau de conservação da área, tornando-a própria para utilização como fonte de propágulo para a recuperação de áreas de mata ciliar adjacentes.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.unesc.net:1/523
Date22 June 2012
CreatorsCascaes, Mainara Figueiredo
ContributorsHarter-Marques, Birgit
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UNESC, instname:UNESC, instacron:UNESC
CoverageUniversidade do Extremo Sul Catarinense
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds