Return to search

A implantação das boas práticas de fabricação em panificadoras da região metropolitana do Recife

Made available in DSpace on 2014-06-12T17:40:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo7556_1.pdf: 1319814 bytes, checksum: 7a24f78f3fe9fcf10ae4520aa4b35406 (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2006 / A indústria de Panificação é uma das mais antigas atividades desenvolvidas pelo Homem e nos primórdios das civilizações, todo o processo de fabricação era, naturalmente, artesanal e rudimentar. Com a evolução e o passar dos séculos, foi se aprimorando lentamente, até chegar aos dias de hoje em que a atividade de panificação dispõe de equipamentos e técnicas para seu fabrico, de uma vasta quantidade e crescente variedade de pães.
Com o crescimento da população e o aumento na demanda por alimentos prontos para o consumo - incluindo-se nestes os pães - os governos foram forçados a editar leis a fim de adequar sua fabricação a normas regulamentares, visando assegurar a melhor qualidade do produto e forçar a observância de requisitos mínimos de higiene e sanitização.
No Brasil, dentre essas normas, sobressai a Resolução n. 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de setembro de 2004, com o objetivo de padronizar os trabalhos de limpeza e higiene de máquinas e equipamentos, higiene pessoal, limpeza de reservatórios e o controle de pragas urbanas. A este projeto foi dado o nome de Boas Práticas de Fabricação (BPF). Esta Resolução padroniza os trabalhos e exige dos estabelecimentos produtores a elaboração de manuais de produção e os procedimentos operacionais padronizados, concernentes aos itens acima referidos.
A presente pesquisa tem por objetivo descrever os trabalhos de implantação das BPFs em 25 panificadoras da região metropolitana do Recife. No escopo desta dissertação relaciona-se uma vasta revisão bibliográfica sobre o assunto e a descrição, pari passu, dos trabalhos de campo realizados entre os meses de agosto de 2005 e agosto de 2006.
De posse dos dados coletados no trabalho de campo, é possível demonstrar como a implantação das Boas Práticas de Fabricação e o treinamento dos manipuladores de alimentos podem auxiliar a obter melhores resultados para os próprios estabelecimentos e a benefício da população. Resultados estes que transcendem o objetivo da qualidade dos produtos e contribuem para o aumento da produtividade

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/5528
Date January 2006
CreatorsSERAFINI, Cristina Farah
ContributorsSANTOS, Maurílio José dos
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0021 seconds