Return to search

PRODUÇÃO DE CERÂMICA DE REVESTIMENTO UTILIZANDO RESÍDUOS DE ROCHAS ORNAMENTAIS PROVENIENTES DO TEAR DE FIO DIAMANTADO

Made available in DSpace on 2018-08-01T22:57:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_10084_Dissertação Final de Mestrado - Tiago Marvila Gomes PDF.pdf: 2008863 bytes, checksum: 7dc22da4c61cef8c55960ec75ada7355 (MD5)
Previous issue date: 2017-07-25 / O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de rochas ornamentais. Junto às vantagens econômicas trazidas pelo setor, há também a geração de significativa quantidade de resíduos sólidos finos. A composição destes resíduos indica a possibilidade de seu aproveitamento em distintas aplicações, como, por exemplo, na fabricação de cerâmicas. O objetivo deste trabalho foi testar o aproveitamento de resíduos de rochas ornamentais proveniente do tear de fio diamantado para produção de cerâmica de revestimento. Foram preparadas misturas contendo 40%, 50% e 60% de resíduo para produção de cerâmica de base, as quais foram caracterizadas quanto às fases cristalinas, distribuição granulométrica e à plasticidade. Posteriormente, foram sinterizadas a 1100°C e analisadas quanto à densidade real e aparente, retração linear e absorção de água. Também foram preparadas composições de vidrados contendo 40, 45 e 50% de resíduo. Com esses vidrados e bases cerâmicas foram confeccionadas cerâmicas de revestimento, que foram analisadas visualmente quanto à aderência e ao ataque químico. Foram realizados ensaios de molhabilidade dos vidrados nas cerâmicas de base pelo método da Gota Séssil, que envolve a fusão de corpos de prova de 3 mm x 3 mm x 3 mm de vidrado sobre placas de 30 mm x 30 mm x 5 mm de cerâmica vermelha sinterizadas. O ângulo de contato foi medido durante a fusão do vidrado e os resultados foram analisados utilizando análise fatorial 22. Os resultados indicam que as composições estudadas apresentam potencial para aplicação industrial, apresentando valores de absorção de água próximos de 10%, ângulos de contato inferiores a 45° e uma boa aderência do vidrado na cerâmica de base.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7817
Date25 July 2017
CreatorsGOMES, T. M.
ContributorsNEVES, M. A., GUIMARÃES, D., BORGES JUNIOR, L. A., Taguchi, S. P.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds