Return to search

Redes comportamentais e a organização da divisão de trabalho em Odontomachus Chelifer (Latreille, 1802) (Formicidae: Ponerinae)

Resumo: A divisão de trabalho é considerada um dos fatores responsáveis pelo sucesso evolutivo de insetos sociais, porém pouco se sabe sobre como redes comportamentais dentro da colônia afetam os padrões observados de organização social. O objetivo deste trabalho é analisar a organização da divisão de trabalho em Odontomachus chelifer através de repertórios comportamentais individuais e redes complexas. Três colônias com rainha (N=07, 30 e 60 operárias) foram acondicionadas em laboratório com condições ambientais controladas. Cada formiga foi marcada individualmente e observada pelo método de amostragem em varredura por 10 horas em cada 10 minutos (N=5917). Deste modo, foram levantados os atos comportamentais e através destes a posição espacial e da mandíbula de cada indivíduo, índices de divisão de trabalho (DOL) e redes de associações comportamentais (N=29484). Os resultados indicam que não existe especialização significativa entre as operárias, mas associações comportamentais provavelmente importantes na divisão de trabalho e a existência de padrões de aninhamento. As colônias de Odontomachus chelifer possuem divisão de trabalho generalista com algumas operárias potencialmente sendo indivíduos-chave.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/27413
Date28 May 2012
CreatorsNeves, Felipe Marcel
ContributorsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduaçao em Zoologia, Pie, Marcio Roberto
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0642 seconds