Return to search

Trichogramma spp. (hymenoptera: Trichogrammatidae): Biologia em ovos de Trichoplusia ni (Lepidoptera:Noctuidae) e estocagem em baixas temperaturas em ovos de Pseudaletia sequax (lepidoptera: noctuidae)

Resumo: A lagarta Trichoplusia ni (Hübner) se destaca como praga no cultivo de hortaliças. Os parasitóides do gênero Trichogramma Westwood foram descritos como inimigos naturais desta espécie e pesquisas que contemplem seu potencial no controle de T. ni são necessárias. O seu uso demanda uma grande quantidade de insetos a serem liberados na cultura e por esse motivo, pesquisas que visem a produção massal destes agentes através da estocagem em baixa temperatura são importantes. O presente estudo teve como objetivo avaliar a biologia e exigências térmicas de Trichogramma pretiosum Riley, Trichogramma atopovirilia Oatman e Platner e Trichogramma acacioi Brun, Moraes e Soares em ovos de T. ni, e avaliar métodos de estocagem de ovos de um hospedeiro alternativo, Pseudaletia sequax Franclemont, em efrigerador e em nitrogênio líquido. No experimento de exigências térmicas, ovos de T. ni foram parasitados pelas três espécies de Trichogramma nas temperaturas de 15, 20, 25 e 30 ± 1°C por 24h, com fotofase de 12h e umidade relativa de 70 ± 10%. A temperatura afetou a porcentagem de parasitismo e emergência dos parasitóides em ovos de T. ni. Comparada com as outras espécies avaliadas, T. acacioi foi a espécie menos tolerante as altas temperaturas. Ovos de P. sequax foram estocados a 4 ± 1°C e umidade relativa de 70 ± 10% por 20, 40 e 60 dias. Após estes períodos de estocagem, os ovos foram submetidos ao parasitismo por T. pretiosum e T. atopovirilia à 20 ± 1°C, e ao atingirem o estágio de pupa, foram transferidos novamente à temperatura de 4 ± 1°C por mais 0, 20 ou 40 dias. Os parâmetros de porcentagem de parasitismo, parasitóides obtidos por ovo, razão sexual e longevidade de machos e fêmeas sofreram influência do período de pré-parasitismo, período de pós-parasitismo e espécie. O tempo máximo de estocagem foi de 113 dias para T. pretiosum e 94 para T. atopovirilia. Em nitrogênio líquido, ovos de P. sequax foram estocados por 30, 60 e 90 dias e em seguida ofertados a T. pretiosum e T. atopovirilia por um período de 48h. A porcentagem de emergência e o tempo de desenvolvimento foram influenciados pelo tempo de estocagem e pela espécie. O tempo máximo de estocagem para as duas espécies foi de 106 dias. Os métodos de estocagem se mostraram viáveis para produção massal de Trichogramma, e estes parasitóides revelaram potencial para o controle de T. ni.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/24076
Date08 July 2010
CreatorsKrechemer, Flavia da Silva
ContributorsFoerster, Luis A. (Luis Amilton), 1947-, Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Biológicas. Programa de Pós-Graduaçao em Zoologia
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0015 seconds