Return to search

A dança das Aiabás: dança, corpo e cotidiano das mulheres de candomblé. / La Danza delle AIABAS, corpo, danza e quotidiano delle donne di candomblé.

La presente tesi si occupa della fenomenologia del corpo nelle religioni di possessione, in particolare il candomblé. L'esperienza del corpo viene educata durante il periodo di iniziazione e avrà come sbocco le danze rituali che sono la manifestazione degli dei. Inoltre La transe è proposta come una altro modo di conoscere il mondo. Un conoscere che permette un'altra canalizzazione della propria vita. Alla base l'esperienza e la storia delle donne di candomblé che hanno superato momenti di sofferenza e dolore mediante l'entrata nel candomblé. / Este trabalho trata do complexo processo ritual do candomblé, que é individual e coletivo. Através do processo que leva o fiel a se aproximar ao candomblé, o indivíduo é conduzido a viver intensamente no próprio corpo a experiência religiosa que o levará à transformação do sofrimento e da dor até um novo renascimento na força e na alegria de viver. O processo é corporal, é o corpo que sente e que conhece por meio da ampliação das percepções sensoriais. O fiel é levado assim a ter confiança nas suas sensações porque trata-se de um outro tipo de conhecimento, um conhecimento corporal, fundamentado no corpo e na valorização da própria experiência de vida. Esse processo levará à iniciação e à possibilidade de dançar no rito público do candomblé. A dança, que é dança de transe, adquire um duplo papel: de um lado dá-se a demonstração da experiência mística do fiel na transformação interior, do outro, por meio dos passos das coreografias, conta a história mítica e revela a visão de mundo do grupo. A pesquisa foi desenvolvida com uma metodologia fenomenológica e realizada em um dos terreiros mais antigos de Salvador, no qual por tradição a chefia sacerdotal é transmitida por via feminina.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:teses.usp.br:tde-09082004-085333
Date08 May 2002
CreatorsRosamaria Barbara
ContributorsJose Reginaldo Prandi, Teresinha Bernardo, Marlyse Madeleime Meyer, Tiago de Oliveira Pinto, Liana Maria Salvia Trindade
PublisherUniversidade de São Paulo, Sociologia, USP, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP, instname:Universidade de São Paulo, instacron:USP
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds