Return to search

Técnicas de roteamento para um problema de alocação de transporte: estudo em um serviço de assistência a portadores de necessidades especiais.

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma aplicação utilizando técnicas de roteamento para auxiliar a resolução do problema de alocação de vans para transporte de pessoas com necessidades especiais. As técnicas de roteamento são baseadas no Problema de Roteamento de Veículos - PRV envolvendo restrições como capacidade do veículo, janela de tempo, busca e entrega e outros identificados num problema real. Foram pesquisados os algoritmos de Dijkstra, de Clark&Wright, de Gillett&Miller e heurística de melhoria "troca k-óptimal". O desenvolvimento da aplicação foi realizado primeiramente através de análise conjunta com os responsáveis pelo gerenciamento das vans que prestam serviços para a Secretaria de Transporte de São José dos Campos. Foram identificadas as necessidades, ou desejos, que um sistema computacional deveria satisfazer para auxiliar no trabalho de planejamento e gerenciamento da operação. O resultado da análise foi transformada em especificação de requisitos do sistema a partir da qual realizou-se o projeto, a implementação e os testes. Na implementação utilizou-se bibliotecas de sistemas de informações geográficas - SIG, bibliotecas de roteamento e um mapa georreferenciado de São José dos Campos, que forneceram entre outros um grafo e locais de interesses georreferenciados. Foram implementados dois algoritmos: um para análise de divisão de rota (compromisso entre diminuir o tempo de permanência dos que estão no veículo com o tempo de espera dos que esperam pela van) e outro para gerar sub-grafos para tentar reduzir o tempo de análise para a geração de rotas. Foram realizados testes de unidade e de verificação com dados simulados, e um teste simplificado de validação. Este último foi realizado comparando o percurso de 1 dia de trabalho de 1 van escolar que transporta alunos com mobilidade reduzida (dado do percurso coletado através de um equipamento de armazenamento de dados com GPS - Global Position System) com o percurso calculado pelo aplicativo desenvolvido. Observou-se que o trajeto que esta van realiza no seu dia a dia é muito próximo da rota calculada automaticamente pelo software, sendo esta última produzida em tempo muito inferior ao processo atual.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:240
Date23 November 2005
CreatorsHelio Hidenobu Hamamoto
ContributorsCarlos Henrique Costa Ribeiro, Leopoldo Rideki Yoshioka
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds