Return to search

Competências para ensinar turismo

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-20T02:09:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1
189601.pdf: 646069 bytes, checksum: df3955ebeed7c4618d0ea79cf292067b (MD5) / O desenvolvimento do setor de viagens e turismo tem chamado a atenção de investidores, governos e pessoas em busca de inserção ou re-inserção profissional, por se caracterizar fundamentalmente no setor de serviços, há múltiplas possibilidades de empregos e negócios. Estes fatores atraíram também o interesse de Instituições de Ensino Superior quanto à oportunidade de oferta de cursos de graduação em turismo, que teve uma forte expansão nos últimos cinco anos. O crescimento da oferta acarretou na demanda por docentes qualificados para o ensino no turismo.
A educação tem sido alvo permanente de estudos, pesquisas e novas teorias, o contexto do mundo contemporâneo apela ao desenvolvimento de indivíduos conscientes e autônomos, o que trouxe a pauta uma das propostas atuais em destaque que é a de construir competências, e nesse sentido o papel do educador passa necessariamente por uma revisão.
As Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em turismo estão claramente fundamentadas na construção de competências e no desenvolvimento de habilidades, deixando para traz o repasse de informações o desafio está em possibilitar ao egresso uma inserção profissional e social pró-ativa.
O objetivo geral desse trabalho é identificar as competências do docente em turismo. O pressuposto central é que para desenvolver bacharéis em turismo competentes é preciso que os educadores desenvolvam suas competências para ensinar. Caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, buscando conhecimentos dirigidos à solução de problemas específicos, com uma abordagem qualitativa, e de objetivo exploratório. Os procedimentos técnicos foram de pesquisa bibliográfica. No que se refere à metodologia científica a base lógica foi principalmente do método indutivo, por considerar o conhecimento fundamentado na experiência.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83662
Date January 2002
CreatorsFerreira, Liciane Rossetto
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Fialho, Francisco Antonio Pereira
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format155 f.| tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0017 seconds