Return to search

Revisão taxonômica, descrição de imaturos e aspectos de história natural de Ulotingis Drake & Hambleton (HETEROPTERA: TINGIDAE)

O gênero Ulotingis (Heteroptera, Tingidae) foi descrito por Drake & Hambleton em 1935 sendo então composto por quatro espécies: Ulotingis brasiliensis (Drake, 1922), U. uniseriata (Drake, 1922), U. decor Drake & Hambleton 1935, U. nitor Drake & Hambleton 1935. O histórico taxonômico do gênero não possui atos nomenclaturais após a descrição do mesmo. No presente trabalho revisamos o gênero com descrições detalhadas das espécies e propomos uma nova sinonímia; U. nitor como sinônimo júnior de U. decor. Também ampliamos as informações sobre plantas hospedeiras e distribuição. Os imaturos de espécies neotropicais da família Tingidae não são muito conhecidos, e o gênero Ulotingis não é uma exceção. Imaturos de U. decor, incluindo ovos e todos os ínstares foram descritos. Além disso, são apresentados novos dados sobre a biologia da espécie, como a duração do período de incubação dos ovos, duração dos ínstares, longevidade e ocorrência da mesma ao longo dos meses do ano.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.lume.ufrgs.br:10183/143815
Date January 2016
CreatorsPaesi, Ronaldo Antônio
ContributorsCampos, Luiz Alexandre
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul, instacron:UFRGS
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds