Return to search

Decomposição e mineralização de nutrientes de resíduos de plantas de cobertura em solo cultivado com cebola (Allium cepa L.)

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2012 / Made available in DSpace on 2013-07-16T21:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1
316603.pdf: 589795 bytes, checksum: d4d10c7c61ba11f92ddc989b3de88b4c (MD5) / Ao longo da decomposição de resíduos de plantas de cobertura do solo, solteiras ou consorciadas, em Sistema Plantio Direto (SPD) de cebola (Allium cepa L.), significativas quantidades de carbono (C) e nutrientes retornam para o solo. O objetivo geral do presente trabalho foi avaliar a decomposição e mineralização de nutrientes de resíduos de plantas de cobertura, solteiras e consorciadas, em solo com histórico de cultivo de cebola. No artigo I, intitulado "Mineralização do nitrogênio de resíduos de plantas de cobertura solteiras e consorciadas em um solo com histórico de cultivo de cebola", um solo sem e com resíduos de aveia preta (Avena sativa L.), centeio (Secale cereale L.), nabo-forrageiro (Raphanus sativus L.), aveia preta+nabo-forrageiro e centeio+nabo-forrageiro foram incubados em incubadora DBO, com temperatura e umidade controlada durante 90 dias. Ao longo da incubação o solo foi coletado e analisado os teores de N-NH4+ e N-NO3-. Com os dados foi calculado o N mineral, a mineralização líquida de N, N mineralizado, N total - N mineralizado, potencial de mineralização e a constante de mineralização. No artigo II, intitulado "Decomposição e liberação de nutrientes de resíduos de plantas de cobertura em solos cultivados com cebola", os mesmos resíduos de plantas de cobertura do solo do Artigo I foram acondicionados em bolsas de decomposição. As bolsas foram depositadas sobre a superfície do solo em uma área cultivada sob SPD de cebola, na estação experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural S.A (Epagri), em Ituporanga, Santa Catarina (SC), Brasil. No tempo zero e aos 18, 36, 54, 72, 90 e 108 dias as bolsas foram coletadas, os resíduos foram preparados e submetidos a análise de lignina, celulose e os teores totais de C, N, P, K, Ca e Mg. Os resultados do Artigo I; Os maiores teores de amônio, ao longo do experimento, que correspondeu do transplante até a bulbificação da cebola foram observados no solo com a deposição de resíduos de nabo-forrageiro e do consórcio centeio+nabo-forrageiro. Os maiores teores de nitrato e N-mineral dos 36 até os 90 dias após o inicio da incubação (DAI), e de N-mineralizado dos 18 até os 92 DAI foram observados no solo com a deposição de resíduos de centeio+nabo-forrageiro, correspondente aos estágios de transplante até a bulbificação da cebola.
A taxa de mineralização foi positiva em todas as datas de coleta do solo com deposição de resíduos de centeio, nabo-forrageiro e dos consórcios aveia preta+nabo-forrageiro e centeio+nabo-forrageiro. Mas, no solo com a deposição de resíduos de aveia preta os valores de N-líquido foram negativos aos 18 e 72 DAI, indicando imobilização de N. Os resíduos de nabo-forrageiro e o consorcio centeio+nabo-forrageiro apresentaram o maior potencial de mineralização, conferindo maior disponibilidade de N para cebola ao longo do seu ciclo. No Artigo II, O cultivo solteiro, especialmente, de centeio provocou maior permanência de resíduos na superfície do solo ao longo do ciclo da cebola, o que aumenta a sua proteção. Mas, o cultivo solteiro de nabo-forrageiro causou a menor permanência de resíduos na superfície do solo e maior liberação, em especial, de carbono, nitrogênio, fósforo e potássio. O cultivo consorciado de aveia preta+nabo-forrageiro e centeio+nabo-forrageiro provocou uma liberação, até os 108 dias após a deposição dos resíduos na superfície do solo, especialmente, de nitrogênio, fósforo e potássio, similar ao cultivo solteiro de aveia e centeio. A relação C/N pode não ser adequada, isoladamente, para predição da decomposição e liberação de nutrientes de resíduos de espécies de plantas de cobertura do solo, solteiras e consorciadas, em decomposição na superfície do solo, que apresentam valores de C/N baixos e semelhantes entre si, sendo os teores de celulose, lignina e os valores de relação celulose/lignina, lignina/N e lignina/P mais adequados.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/103528
Date January 2012
CreatorsMartins, Roberta Pereira
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Brunetto, Gustavo, Comin, Jucinei José
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format62 p.| grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0026 seconds