Return to search

PUBLICIDADE, IMAGINÁRIO E IDENTIDADES NACIONAIS: O FUTEBOL E A RELIGIOSIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO. / Adversiting Imagery and National identity: Football and Religiosity in Times of world Cup

Made available in DSpace on 2016-08-03T12:29:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1
Fabiop1-85.pdf: 2505577 bytes, checksum: 7bccfe7ebdcd91fbb1f9a163233a60cc (MD5)
Previous issue date: 2013-04-22 / Este trabalho se propõe a analisar as interações entre a Publicidade, as Identidades Nacionais e o Imaginário. Para isto, foi estabelecido o objetivo de verificar a atuação da publicidade, enquanto processo comunicacional, como mediadora cultural por meio da conformação de vínculos de uma marca/produto com a representação de identidade cultural nacional de um povo, valendo-se da utilização de símbolos, mitos e de um discurso de pertencimento presentes no imaginário social.
Para o alcance deste objetivo, foram assentadas as bases teóricas que estudam as temáticas: imaginário; identidades culturais e sociologia do esporte. No que diz respeito especificamente à publicidade, o estudo se concentrou nas interações da publicidade com o consumidor em que o objetivo final é estabelecer vínculos emocionais duradouros.
As reflexões dos teóricos Gilbert Durand, Michel de Certeau, Stuart Hall, Raymond Williams, Eric Hobsbawm, Mário Filho, Édison Gastaldo, Kevin Roberts e Magali Cunha foram privilegiadas.
A partir desse assento teórico foi possível desenvolver uma metodologia de caráter qualitativo por meio da Análise de Conteúdo em bases comparativas.
A conclusão da pesquisa é que a publicidade se conecta ao imaginário social porque ela é mais um elemento da construção deste imaginário e, em função de ser um processo comunicacional, também se alimenta dele.
Portanto, o publicitário (e consequentemente a publicidade) busca elementos na sua imaginação para criar e o seu repertório inclui aspectos como a identidade nacional e relações com a religiosidade popular.
O produto final, midiatizado, vai fazer com que novos entendimentos sejam produzidos no imaginário social, ao mesmo tempo em que pode, também, apenas reforçar o entendimento já sedimentado acerca dessas representações.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:tahbit.umesp.edu.dti:tede/664
Date22 April 2013
CreatorsOliveira, Fabio Eloi de
ContributorsCunha, Magali do Nascimento, Faro, José Salvador, Hoff, Tânia
PublisherUniversidade Metodista de São Paulo, PÓS GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, UMESP, BR, Processo Comunicacionais
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da METODISTA, instname:Universidade Metodista de São Paulo, instacron:METODISTA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds