Return to search

Estratégias de logística em uma empresa do setor automobilístico

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-19T15:10:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1
227601.pdf: 1135625 bytes, checksum: 92b2841ab90cf8161a40cefca4e9ac89 (MD5) / Esta pesquisa descreve e analisa um processo de adaptação estratégica, compreendendo as mudanças organizacionais da empresa Volkswagen-Audi no período de 1996 a 2001.
O trabalho é realizado através de entrevistas com funcionários da empresa, utilizando a metodologia de Pettigrew, qualitativa, de abordagem humanista. O objetivo foi compreender as mudanças na perspectiva dos atores.
O primeiro período foi caracterizado pela implantação da empresa e de estratégias planejadas. Identificou-se a necessidade de adaptações durante essa fase, levando em consideração variáveis externas e aspectos culturais.
O segundo foi pautado pela consolidação da estratégia de exportação do Golf, o que provocou um certo grau de desnacionalização de componentes. A estratégia, além de atender ao compromisso assumido com o Regime Automotivo, veio a compensar uma redução das vendas ocorridas no mercado interno.
No terceiro período a logística interna passou por uma reestruturação administrativa e operacional. O desenvolvimento dos fornecedores nacionais foi enfatizado devido à necessidade de nacionalização das peças e componentes. A prestação de serviços de operações portuárias em Paranaguá para outras montadoras foi uma oportunidade de negócio para o grupo Volkswagen, através da Volkswagen Transport.
Foram identificadas as principais estratégias logísticas adotadas no período estudado, sendo de grande valia para futuros projetos de implantação de empresas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82450
Date January 2002
CreatorsLangendyk, Adriano
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Borenstein, Carlos Raul
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxix, 173 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds