Return to search

O aglomerado industrial de Joinville

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-18T14:34:17Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-25T20:05:56Z : No. of bitstreams: 1
187026.pdf: 1021177 bytes, checksum: 31396213c7bcbf3084ce8e7a2ae41079 (MD5) / Com as novas tendências advindas da modernização do mercado, estimula-se o desenvolvimento de políticas industriais e econômicas para o aprimoramento das cadeias produtivas, focalizando os investimentos do governo e interação da sociedade, os quais são revelados através de um efetivo processo de criação de riqueza e de competitividade, fazendo-se presente novos produtos, canais de distribuição e consumidores. Baseado nestas modificações da vida moderna, que o presente trabalho buscou identificar no município de Joinville. Oportunidades onde as cadeias produtivas possam ocupar maiores espaços (vertical e horizontalmente), desenvolvendo economicamente o município através do adensamento do seu parque produtivo. No intuito de facilitar o alcance dos objetivos ora propostos neste trabalho, foi realizado primeiramente uma pesquisa bibliográfica baseada em textos de autores renomados. Foram realizadas também entrevistas com empresários e executivos locais pe proporcionaram informações e dados valiosos que contribuíram em muito para o desenvolvimento deste, O questionário utilizado encontra-se no anexo 1.
Embora já existam tentativas de implantação de condomínios industriais tais como o parque da Tigre S/A e o Business Park, há oportunidades crescentes de se formar mais empreendimentos contendo várias cadeias de produção (aglomerados), oferecendo condições favoráveis ao desenvolvimento sócio-econômico do município. A organização, implantação e a colheita de resultados positivos em produtos e serviços oriundos deste tipo de organização são notadamente factíveis, embora os resultados esperam-se atingir a médio e longo prazos.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80452
Date January 2001
CreatorsPires, Armênio Mendes
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Casarotto Filho, Nelson
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatii, 72 f.| tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0016 seconds