Return to search

TANINOS DA CASCA DE EUCALIPTO E SUA EFICIÊNCIA NA COLAGEM DE MADEIRA

Made available in DSpace on 2018-08-01T22:35:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_10033_Sabrina Barros Santiago-Dissertação20161019-150320.pdf: 1790533 bytes, checksum: 03bd185dc926acfa59850549119ce8db (MD5)
Previous issue date: 2016-07-06 / O objetivo deste estudo foi avaliar a viabilidade de utilização de taninos extraídos da casca de eucalipto com água e com água sob diferentes concentrações de carbonato de sódio e sulfato de sódio como adesivo para madeira. As cascas de eucalipto foram obtidos em uma empresa de tratamento de madeira, e os resíduos de madeira em uma marcenaria, ambos, no sul do estado do Espírito Santo. Das cascas foram determinados os teores de sólidos totais e dos polifenóis pela reacão de Stiasny, teor de polifenóis reativos pelo método Ultra Violeta UV e, pH, teores de taninos e não-taninos dos extratos tânicos. Para a caracterização química da casca e da madeira (classificados em três classes de densidade: baixa, média e alta) foram determinados os teores de extrativos, ligninas, cinzas, holocelulose, pH e capacidade tampão. Após obtenção dos extratos tanicos, determinaram-se suas propriedades, com posterior colagem na madeira. Os adesivos foram avaliados por meio os do ensaio de cisalhamento de tração e porcentagem de falhas na madeira das juntas coladas. Os resultados obtidos demonstraram que o carbonato de sódio proporcionou maior extração de taninos (8%), e o sulfato de sódio (4%) as menores quantidades, ambos com boas características, mas não o suficiente para utilização como adesivo para madeira em sua totalidade (100%). Portanto, a adição de 10 e 20% de tanino na resina de ureia foram utilizadas, e não afetaram negativamente a colagem da madeira. A maior resistência ao cisalhamento foi verificada em madeira na classe de alta densidade ao empregar todos adesivos em estudo. Os maiores valores obtidos para o percentual de falhas na madeira das juntas coladas ocorreram ao utilizar a maioria dos adesivos em madeira de baixa densidade.

Palavras-chave: Polifenol, extração de tanino, adesivo natural, madeira.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7633
Date06 July 2016
CreatorsSANTIAGO, S. B.
ContributorsLELIS, R. C. C., VIDAURRE, G. B., GONCALVES, F. G.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ciências Florestais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds