Return to search

Pips um sistema proativo de prevenção contra intrusões

Made available in DSpace on 2014-06-12T16:01:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo7166_1.pdf: 1110106 bytes, checksum: b3aab998a8f78ffae437c36188268484 (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2005 / O processo de proteger um sistema computacional envolve uma série de procedimentos de segurança seguidos de constante monitoração. Uma das maneiras mais comuns de monitorar redes de computadores contra ameaças externas são os Sistemas de Detecção de Intrusão (IDS). Mais recentemente os IDS evoluíram passando também a poder evitar ataques em tempo real, sendo comercialmente denominados Sistemas de Prevenção contra Intrusões (IPS). Além da atuação de ambos os sistemas ser essencialmente reativa, eles possuem capacidade de análise limitada por ter uma visão restrita da rede.
Nesse trabalho apresentamos uma nova abordagem para o problema da contínua monitoração denominada Proactive Intrusion Prevention Systems (PIPS). Esse sistema atua de maneira proativa monitorando constantemente a rede através de varreduras periódicas que montam um perfil ativo da rede. Além de fornecer uma visão detalhada do estado da rede, o perfil é utilizado para correlações com eventos de IDS produzindo análises mais refinadas. A abordagem consiste na utilização de agentes, que realizam coleta dos dados de forma distribuída e os disponibiliza para serem processados por um analisador central que possui uma visão global da rede. O uso de sistemas especialistas baseados em regras de produção permite a correlação entre eventos gerados nos sensores e o estado ativo da rede. A arquitetura flexível possibilita a utilização de ferramentas já consagradas, aproveitando sua maturidade e agregando valor ao sistema.
Testado em redes de grande porte o sistema mostrou-se robusto, produzindo resultados satisfatórios tanto na redução do número de falsos positivos quanto no fornecimento de métricas relacionadas a ameaças e vulnerabilidades. Essas métricas podem, posteriormente, ser utilizadas como fontes para análise de risco

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2778
Date January 2005
CreatorsSoares Martins, Cleiton
ContributorsLuís de Medeiros Santos, Andre
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0061 seconds