Return to search

O instituto de medicina preventiva (IMEP) Uma histÃria do ensino da medicina preventiva da Universidade Federal do Cearà / The Institute of Preventive Medicine (IMEP) a history of the teaching of preventive medicine at the Federal University of CearÃ

Abre-se este trabalho com uma poesia homenageando o Dr. Joaquim Eduardo de Alencar, como lutador pioneiro e resistente em defesa da liberdade e da saÃde pÃblica.
Na introduÃÃo, faz-se breve relato sobre a vida do autor, continua-se falando sobre a motivaÃÃo da pesquisa, o seu contexto, a importÃncia de se resgatar a memÃria do IMEP, citam-se os procedimentos de pesquisas.
No capÃtulo 1, trata, genÃrica, resumidamente e num esboÃo cronolÃgico, das aÃÃes de saÃde desenvolvidas no Brasil e no CearÃ. Procura-se conceituar e situar os movimentos da Reforma SanitÃria, Medicina Social, Integral, Preventiva e ComunitÃria, dentro da realidade do ensino mÃdico e no final tenta-se mostrar, a partir de um estudo feito pelo PESES (Programa de Estudos SÃcio- EconÃmicos em SaÃde), ÃrgÃo criado por convÃnio entre a FundaÃÃo Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), como se deu a evoluÃÃo da chamada "ideologia preventivista" e a criaÃÃo dos Departamentos de Medicina Preventiva nas Universidades, para poder se comparar com o IMEP e com o "novo modelo de atenÃÃo a saÃde da famÃlia", proposto para o Cearà (ANDRADE, et al.,1995) e para todo o paÃs (BRASIL, 1997a).
No capÃtulo 2, chega-se finalmente a experiÃncia do IMEP, objetivo principal da tese, em que se trabalha na sua histÃria e nas suas realizaÃÃes e propostas. Propostas, hoje reproduzidas evolutivamente, com outros nomes mas com o mesmo espÃrito, com a mesma formulaÃÃo. Algumas deveriam ser repensadas e inclusive, retornarem a idÃia original, por mais correta e abrangente.
No capÃtulo final, se faz uma anÃlise da atual polÃtica de saÃde do paÃs e seus reflexos no Estado do CearÃ, e, pretensiosamente, quer se propor o renascimento de trabalhos semelhantes à experiÃncia do IMEP, fazendo-se a sua comparaÃÃo no contexto atual.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:6892
Date03 October 1997
CreatorsFrancisco das Chagas Dias Monteiro
ContributorsMaria Juraci Maia Cavalcante, LÃgia Regina Franco Sansigolo Kerr
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em SaÃde PÃblica, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0016 seconds