Return to search

Sistematização do processo de desenvolvimento integrado de moldes de injeção de termoplásticos

Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica. / Made available in DSpace on 2012-10-23T00:22:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1
247321.pdf: 7669389 bytes, checksum: 0b390150a66eaed1d1223f720a08308a (MD5) / Diante de um mercado global cada vez mais competitivo, as empresas têm focalizado parte de seus esforços no desenvolvimento rápido e eficaz de novos produtos para atender as demandas e manter-se competitivas. No setor de componentes injetados, em geral, uma empresa é responsável pela criação do produto/componente; outra, pelo molde de injeção; e outra, pela fabricação dos componentes. Mesmo nos casos em que esses processos são realizados na mesma empresa, observam-se, normalmente, diferentes departamentos responsáveis pelas atividades.
O molde de injeção, no processo de desenvolvimento de componentes injetados, é um sistema complexo e de custo elevado, e de grande importância para a obtenção de componentes de qualidade. Contudo, é realizado por diferentes pessoas de forma fragmentada, potencializando vários problemas, tais como retrabalho, aumento dos custos e tempos de desenvolvimento.
Nesse contexto, este trabalho aborda, de forma abrangente, a sistematização do processo de desenvolvimento integrado de moldes de injeção de termoplásticos, considerando conceitos de metodologia de projeto, gerenciamento de projetos e de engenharia simultânea. Essa sistematização visa suportar as atividades da equipe que estará envolvida no desenvolvimento do molde de injeção, por meio de um modelo de referência que estruture os processos, suas entradas, atividades, saídas, métodos, ferramentas de suporte e que especifique os relacionamentos entre tais elementos.
Para avaliar a natureza dessa problemática, estabelecer as questões da pesquisa e planejar a proposição do modelo de referência, além do estudo da literatura pertinente ao tema, foram caracterizadas as práticas nas empresas fabricantes de moldes, identificando suas potencialidades e dificuldades em relação ao processo de desenvolvimento.
O modelo de referência proposto é constituído pelas seguintes fases: i) contratação do desenvolvimento do molde; ii) planejamento do processo de desenvolvimento do molde; iii) projeto do molde; iv) fabricação do molde; e v) certificação do molde. A avaliação do modelo foi realizada por especialistas nas áreas de conhecimento deste trabalho e por profissionais da indústria de moldes, apresentando resultados que mostram as contribuições do modelo proposto para o avanço na área de desenvolvimento de moldes.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89616
Date January 2007
CreatorsSacchelli, Carlos Mauricio
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Ogliari, Andre, Ahrens, Carlos Henrique
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatxxi, 284 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0021 seconds