Return to search

EFEITOS DA ADUBAÇÃO FOLIAR COM SILÍCIO NA RESISTÊNCIA DO CACAUEIRO (Theobroma cacao L.) À VASSOURA-DE-BRUXA (Moniliophthora perniciosa (Stahel) Aime & Phillips-Mora)

Made available in DSpace on 2018-08-02T00:16:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_8117_DISSERTAÇÃO_FANTINATO.pdf: 1694906 bytes, checksum: 1a63022cbdc58b7056c51aae00381077 (MD5)
Previous issue date: 2014-02-26 / RESUMO
Efeitos da adubação foliar com silício na resistência do cacaueiro (Theobroma cacao L.) à vassoura-de-bruxa (Moniliophthora perniciosa (Stahel) Aime & Phillips-Mora)

O grande interesse econômico do cacaueiro (Theobroma cacao) é devido, principalmente, à utilização de suas sementes para a produção de manteiga de cacau e chocolate. No entanto, esse agronegócio tem enfrentado uma crise em decorrência da vassoura-de-bruxa, considerada uma das doenças mais destrutivas do cacaueiro e causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa. Uma alternativa no manejo de doenças em plantas que tem sido utilizada é a indução de resistência, podendo ser obtida através de tratamentos utilizando produtos a base de silício. Assim o objetivo do presente trabalho foi avaliar a eficácia de diferentes doses de silício na proteção de plantas de cacaueiro, genótipo Catongo, contra a doença vassoura-de-bruxa por meio da análise de características morfo-fisiológicas e bioquímicas. O delineamento experimental foi em Blocos Casualizados (DBC), com 4 repetições, em arranjo fatorial 2 x 4, constituído de dois fatores de inoculação (inoculado e não-inoculado) e quatro doses de silício (0 mg mL-1 ; 0,5 mg mL-1; 1,0 mg mL-1 e 2,0 mg mL-1) com o produto AgriSil (98% de SiO2), resultando em 32 parcelas com 10 plantas cada, totalizando 320 plantas. Os resultados obtidos foram submetidos à análise de variância e regressão. Foram realizadas análises enzimáticas, trocas gasosas, teor de silício foliar e densidade estomática. Plantas inoculadas apresentaram aumento da fotossíntese e das atividades de quitinases e polifenoloxidases com a aplicação de doses crescentes de Si. Já a densidade estomática mostrou-se máxima na dose 0,79 mg/mL de Si, enquanto a concentração máxima de Si nas folhas foi obtida na dose 0,7 mg/mL de Si. Os resultados sugerem que doses crescentes de silício demonstram-se benéficas para amenizar os efeitos causados por M. perniciosa em mudas de cacaueiros.


Palavras-chave: cacauicultura, fitopatologia, resistência induzida, quitinase, polifenoloxidase.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/10012
Date26 February 2014
CreatorsFANTINATO, D. E.
ContributorsAGUILAR, M. A. G., Gloria M. de F. V. A, CORTE, V. B., MILANEZ, C. R. D.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, MESTRADO EM BIOLOGIA VEGETAL, Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0021 seconds