Return to search

Castelos de areia

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História / Made available in DSpace on 2013-07-15T22:48:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1
231433.pdf: 7150115 bytes, checksum: 78f8236f608ca954bfa689bad8690dc9 (MD5) / As articulações para a inserção de Florianópolis na rota do turismo de litoral, teve seu início nas primeiras décadas do século XX, momento em que a Ponte Hercílio Luz, o Hotel Majestic e o Hotel Balneário de Canasvieiras, três construções contemporâneas passaram a representar o elo definitivo cujo resultado inseriria a capital de Santa Catarina na rota do sol e lazer.
No presente estudo, as referidas iniciativas da década de 1930, são tomadas como marco fundador dos incentivos públicos para do turismo de litoral na Ilha de Santa Catarina que, aliadas a outras medidas tencionavam transformar a região norte em território de excelência para a captação de turistas interessados no lazer de litoral. A partir da década de 1950, observam-se novas medidas motivadas pelas instâncias municipais e estaduais, que aliadas aos primeiros passos foram transformando a cidade, fazendo com que Florianópolis conhecesse, anos mais tarde, o boom do turismo de litoral com a chegada de inúmeros turistas argentinos.
Com tais iniciativas e tantos outros alardes, Florianópolis passou a compor o cenário de intenções cujas relações de força uniam a iniciativa privada e a iniciativa pública em um mesmo projeto, fazendo despertar nos florianopolitanos um certo gosto pelo mar, alterando sensivelmente a percepção das populações em relação à cidade.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/101626
Date January 2005
CreatorsBitencourt, Suzana
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Muraro, Valmir Francisco, Arend, Sílvia Maria Fávero
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format166 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0021 seconds